Por Lúcio Castellano
Durante reunião informal realizada na noite de segunda-feira, a data foi lembrada por diretores e colaboradores da entidade
Há 35 anos, no dia 10 de junho de 1980, nascia uma das entidades da maior relevância para o movimento empresarial local, sobretudo do varejo. Trata-se da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), que nasceu Clube de Diretores Lojistas, mas que não perdeu sua essência ao longo dessas três décadas e meia. Muito pelo contrário, só fez se consolidar com uma entidade atuante, em defesa não somente dos lojistas, mas também dos interesses da sociedade uberabense.
Foi justamente pela importância da atividade comercial para a economia de Uberaba, que um grupo de empresários se reuniu e fundou a CDL, tendo como um dos pressupostos promover a aproximação entre os lojistas, visando fortalecer sua atuação e reforçar os laços de companheirismo, reciprocidade e colaboração em torno de interesses comuns.
Um trabalho que foi se solidificando ao longo dos anos, e fez da CDL uma entidade forte e representativa e, sobretudo, reconhecidamente de credibilidade perante seus associados e sociedade.
Aos longos desses 35 anos, a causa lojista foi abraçada por empresários que doaram parte de seu tempo, deixando de lado seus negócios, para comandar os destinos da CDL, a exemplo do primeiro presidente, Ronaldo Batista Machado (in memorian). Depois dele, outros homens e mulheres compromissados com o movimento lojista deram sua contribuição para o crescimento da entidade. Na presidência foi sucedido por Januário Marques de Oliveira, Lucio Scalon, Arnaldo Santos Anjo, Daniel Fabre, Mário Vilmair Silvestre Pereira, Antônio Alberto Stacciarini (i.m.), Fakher Azor Fakhouri, Fúlvio Ferreira e agora Miguel Faria.
Coube a eles e suas diretorias aprimorar a cada ano os serviços prestados pela CDL. O mais significativo desses avanços e considerado um marco para a história da entidade foi a criação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), hoje, mantido em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), uma importante ferramenta de segurança para as vendas à prazo e que se tornou uma espécie de 'termômetro' para o desempenho dos comércio.
Um serviço que foi se aperfeiçoando ao longo desses anos, com crescimento tecnológico e pessoal qualificado, e hoje faz parte do SPC Brasil, considerado o maior banco de dados sobre crédito da América Latina.
Integrante do Grupo G9 e atuando sozinha ou em parceria com entidades co-irmãs tem sido partícipe das grandes transformações socioeconômicas na cidade, a CDL apresenta projetos e sugestões de interesse direto ou indireto da classe lojista e da comunidade, bem como cobrando do poder público soluções para os problemas que afligem o empresariado e a população de um modo geral.
E como bem disse o presidente Miguel Faria, em sua fala: “Os associados que fazem a CDL ter objetivos em comum, mas que são consolidados com foco não apenas no crescimento do varejo, mas de toda a cidade. Promover e fortalecer a união dos lojistas e demais associados tem sido uma busca permanente da CDL nesses 35 anos de existência”. Enfatizou, ainda, a importância das seletas diretorias que conseguiram sempre imprimir avanços na atuação da entidade.
Frases de ex-presidentes para a data
“35 anos de glória e o lojista associado está feliz pelo trabalho da entidade”, Mário Vilmair
“35 anos, um marco forte”, Daniel Fabre
“35 anos de sucesso e não sonhávamos chegar onde chegamos”, Januário Marques de Oliveira
“A CDL Uberaba soube acolher os empresários uberabenses”, Fakher Fakouri
“Nossa entidade chega aos 35 anos pelo compromisso, dedicação e muita luta”, Fúlvio Ferreira