Por Lúcio Castellano
Devido à crise sanitária, a entidade optou pela realização de uma ação solidária em prol de cem famílias uberabenses

A CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) comemora nesta quinta-feira, 10 de junho, 41 anos de fundação, com a missão de incentivar o comércio e os demais segmentos que representa, bem como criação de alternativas para facilitar o dia a dia dos associados. Representa mais de 1 mil 500 associados. Polo regional, a cidade de Uberaba que tem grande potencial conta com cerca de 9 mil estabelecimentos que, por sua vez, são responsáveis pela geração de aproximadamente 91 mil empregos. Só os setores de comércio e serviços representam 74% desses empreendimentos.
Diante do momento gerado pela Covid-19, o ato comemorativo ficou restrito a uma ação social com a distribuição de cem cestas básicas a famílias indicadas pelos próprios diretores da entidade.
Vale destacar que, na Galeria de Arte “Daniel Fabre”, no térreo da sede da CDL, na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica, está exposta imagem da ata oficial com a assinatura dos seus 50 fundadores presentes em reunião realizada no dia 10 de junho de 1980, além de fotos históricas de Uberaba e o Memorial do Comércio.
Ao citar que a entidade uberabense é uma das quase 300 no Estado, o presidente Angelo Crema enfatiza que a CDL integra a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-MG) e a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). A propósito, o presidente do Conselho Superior, Fúlvio Ferreira, é vice-presidente da FCDL-MG
O dirigente lojista acentua que a data marca o reconhecimento do trabalho das onze diretorias formadas desde a criação da CDL. Até os dias atuais, muitos empresários doaram seus serviços para a entidade, compondo doze diretorias. Estas administrações foram lideradas na sequência pelos presidentes: Ronaldo Batista Machado (in memorian), Januário Marques de Oliveira (in memorian), Lucio Antonio Scalon, Arnaldo Santos Anjo, Daniel Fabre (in memorian), Mário Vilmair Silvestre Pereira, Antonio Alberto Stacciarini (in memorian), Fakher Azor Fakhouri , Miguel Haroldo de Faria, Fúlvio Ferreira e atualmente Angelo Gabriel Crema.

“São 41 anos de bons serviços prestados à nossa comunidade e aos nossos associados”, expõe Crema, ao mencionar que, além sede própria, tem o prédio do Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba) e, em andamento, o CDL Hall – Centro de Eventos e Convenções. O quadro associativo dispõe de uma série de produtos e serviços. “Procuramos manter nossos associados sempre atualizados e orientados e, desta forma, apoiá-los para que seus negócios possam se desenvolver e cada vez mais incrementar a geração de emprego e renda”, diz.
Crema, por fim, disse que a interlocução que a entidade mantém com os poderes constituídos e outras entidades e órgãos, tem o firme propósito focado no desenvolvimento de Uberaba.
