A certificação digital chega como novo conceito em tecnologia verde, menos papel, mais segurança e respeito ao meio ambiente. Focado nisso, a A CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojista), através da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), agora, também é uma Autoridade de Registro (AR), credenciada a emitir certificados digitais, para atender seus associados e à comunidade em geral. A emissão do certificado digital é rápida e simples. Em apenas 20 minutos o cliente já está de posse de seu certificado.
“Presente no nosso dia a dia trata-se de uma tecnologia que vem para facilitar trabalhos, tanto da Pessoa Jurídica (PJ) quanto da Pessoa Física (PF). Movimentações que antes eram feitas através de registros [selos, autenticações] em documentos, são todos substituídos por um chip criptografado e uma chave pública que tem a exclusiva proteção da identidade e de todos os dados do cliente”, explica o agente de Registro da CDL Uberaba, Thiago Silva. Acessos como na conectividade social, recolhimento de FGTS e na emissão de nota fiscal eletrônica é, em síntese, um dos conceitos da certificação digital, que trará grandes avanços nas relações de mercado de Uberaba e região.
“A tecnologia está presente em nosso dia-a-dia somos inseridos nela de maneira involuntária pouco a pouco, desde os celulares que deixam de ser com teclado se transformando em touch screen (sensível ao toque) até a Biometria, (RIC), Registro de Identidade Civil e a Certificação Digital que vem promovendo a substituição de todos os documentos físicos que antes para comprovar a autenticidade era preciso usar assinaturas à caneta, carimbos, selos, reconhecimento em cartório e outros recursos, por um chip criptografado com todas as informações”, diz o agente de registro.
Thiago Silva, de outra parte, observa que a segurança também é ponto-chave da certificação digital. “Ficará ainda mais difícil falsificar documentos uma vez que estes estão seguros dentro das chaves de segurança do certificado, somente o portador com a senha poderá ter acesso. O sistema também contribui para reduzir os impactos ambientais causados pelo uso excessivo de papel, água, energia, assim tornando os ambientes de trabalho mais seguros, ágeis e organizados”, diz.
E a tendência é que as aplicações com certificação digital cresçam cada vez mais, e quem acompanhar este crescimento irá fazer um excelente negócio.
Saiba mais - O certificado digital é um documento eletrônico totalmente seguro que garante proteção às transações on-line e a troca virtual de documentos, mensagens e dados com validade jurídica. Possibilita comprovar a identidade de uma pessoa, empresa ou um site. Ou seja, permite assinar digitalmente qualquer documento eletrônico de forma rápida e segura. Com a certificação digital é possível, por exemplo, realizar a transmissão do arquivo do Sistema de Recolhimento do FGTS e informações à Previdência Social, entre outras ações, por meio da Conectividade Social.
Vantagens:
• Economia de tempo e redução de custos operacionais;
• Desburocratização de processos;
• Validade jurídica para assinar documentos eletrônicos;
• Possibilidade de eliminação de papéis;
• Maior segurança nas transações eletrônicas e autenticações pela Internet;
• Conveniência de ser representado digitalmente.
A quem se destina
• As empresas que emitem nota fiscal eletrônica (e - NF).
• Pessoas físicas que precisam validar suas transações eletrônicas, como produtor rural, trabalhador autônomo, contadores ou empresários (e – CPF).
• Pessoas jurídicas que precisam validar transações eletrônicas ( e-CNPJ), recolhimento de FGTS, onectividade social, além de admissão e demissão de funcionários.
Informações:
Para saber mais detalhes sobre este produto, o interessado pode procurar, pessoalmente, a CDL Uberaba, na Rua Luiz Soasres, 520, Vila Olímpica, próximo ao Estádio Uberabão. Se preferir, envie e-mail para certificado@cdluberaba.com.br ou ligue 3319-4400.