Por Lúcio Castellano


Há mais de um ano, quando foi decretada a pandemia de Covid-19, os profissionais da saúde assumiram um papel fundamental no enfrentamento e combate à doença. Foram alçados à posição de heróis, num reconhecimento ao trabalho de salvar e preservar vidas. Para lembrar a data, a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) e o 4º Batalhão da Polícia Militar elaboraram programação especial a ser cumprida nesta quarta-feira (12) e que segue todas as normas sanitárias e de segurança. Além de canções, os enfermeiros irão receber flores e cartão de agradecimento.

Locais e Horários das homenagens:

Hospital Hélio Angotti - Hospital de Câncer do Triângulo... 09h

Hospital Beneficência Portuguesa e Casa da Diálise .......  10h30

Mário Palmério Hospital Universitário..........................   19h

A diretora Administrativa do Mário Palmério Hospital Universitário, Denise Malvina Dias Monteiro, antecipadamente, agradece a homenagem: “Nós, do Hospital Mário Palmério, ficamos muito gratos pelo reconhecimento da CDL e da Polícia Militar em homenagear, numa época tão necessária toda nossa equipe de Enfermagem que cuida do coração da assistência de nossos pacientes. Eles têm se desdobrado nesse momento de pandemia para um atendimento humanizado e uma assistência de qualidade, além de proporcionar um conforto maior, tanto para os pacientes quanto para as famílias. Para nós, é muito importante saber que mais pessoas olham para eles (profissionais da saúde). E, não só nessa data, 12 de maio, Dia da Enfermagem, mas como todos os dias. Nossos olhares têm que estar mais direcionados a essas equipes que não aparecem tanto, mas realizam muito. Somos gratos por tudo isso”.

Também a responsável Técnica pela Enfermagem do Hospital Beneficência Portuguesa e Casa da Diálise, Sandra Mara Vieira, se posiciona pela demonstração de respeito e consideração: “Sabemos que nossa profissão representa a responsabilidade com o bem-estar ao próximo. Fica mais evidente o nosso papel durante a pandemia atual. Por mais uma vez, sentimos honrados em receber uma homenagem pelo Dia da Enfermagem, preparada pela Diretoria do Hospital, pela Associação da Casa da Diálise e pela diretora da CDL, em nome de Jô Mendonça, e da Banda Musical do 4º Batalhão da Polícia Militar”. São duas instituições numa só. A Casa da Diálise onde trata os pacientes renais crônicos, ou seja, fazem hemodiálise. O Hospital Beneficência Portuguesa é onde tem a maternidade e os pacientes encaminhados pelas UPAs.

A gerente de Enfermagem do Hospital Hélio Angotti, Maria Carolina Belo da Cunha, por sua vez, acentua: “Nosso 12 de maio tem um significado bem mais amplo em 2021. Nós estamos lutando para vencer a pandemia Covid-19 e, em contrapartida, também, buscamos reconhecimento por meio do piso salarial. Nunca os profissionais de Enfermagem estiveram tão ao alcance de lentes, sejam das câmeras televisivas, ou sob a ótica de todos que estão sendo cuidados por eles e, em especial, as suas famílias. A CDL e o 4º Batalhão se sensibilizaram mais uma vez com esta causa que é a valorização do profissional de Enfermagem e irão proporcionar uma linda homenagem neste dia para contemplar estes profissionais que hoje são vistos como heróis. Na verdade, não somos heróis. Na verdade, estamos simplesmente fazendo o que é da nossa essência, cuidando como gostaríamos de ser cuidados”.

Somente no Brasil, são mais de 2 milhões de profissionais da área, de acordo com o Conselho Nacional de Enfermagem. Entre eles, estão enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, responsáveis por lidar com pacientes de baixa, média e alta complexidades, tanto na rede pública quanto na privada, com uma pluralidade de funções e atividades.

Parceria reeditada

De outra parte, a exemplo da parceria firmada no ano passado, ocasião em que o contato foi com o PM/Músico Weber Januário e que alcançou plenamente os objetivos propostos, agora, em 2021, a CDL Uberaba, também com o pronto atendimento do coronel Juliano Fábio Lemos Dias, comandante da 5ª Região de Polícia Militar (5ª RPM), viabiliza o evento especial em comemoração ao Dia do Enfermeiro.

Por iniciativa da diretora Jô Mendonça, membro titular representante da CDL, junto com o diretor Fernando Xavier (suplente), no Conselho Municipal de Saúde de Uberaba, o presidente da entidade, Angelo Crema, solicitou do coronel Juliano Fábio Lemos Dias e teve atendida a presença da Banda de Música do 4º BPM para representar toda corporação, e, desta forma, possa apoiar nas atividades direcionadas aos enfermeiros, técnicos e médicos, bem como aos demais profissionais que atuam na área de saúde.

De acordo com Jô Mendonça, o evento vai ocorrer na troca de turno de três hospitais, através de homenagem musical, inclusive com a distribuição de rosas com cartão em agradecimento da CDL e da Banda do 4° BPM, pelo trabalho dedicado dos enfermeiros na incansável luta contra a pandemia da Covid.

“Dispensável comentar o valor desses profissionais, como os demais da área de saúde, no momento crítico que estamos vivenciando. São guerreiros e nossos soldados”, destaca o presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, ao acrescentar que a ação é para dizer o quanto cada um é importante na linha de frente contra o coronavírus e em exaustivo trabalho diário para atender aqueles que precisam de cuidados, bem como observar a importância da data comemorativa internacional, em maio, como força e conforto a quem tanto se dedica no trabalho profícuo e exaustivo contra a Covid-19”, finaliza o dirigente lojista.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.