
Diretores empossados e antecessores - Foto Luiz Adolfo
Na noite desta sexta-feira, 26, aconteceu a posse da nova diretoria da CDL Uberaba, presidida pelo lojista Fúlvio Ferreira e que vai comandar a entidade no triênio 2010-2012. Entre as principais metas estão: fortalecer ainda mais a instituição, dar continuidade às ações de sucesso e implantar novos projetos para a melhoria do comércio lojista uberabense. Cerimônia histórica da CDL Uberaba foi realizada no Centro de Eventos da ABCZ.
Como parte das comemorações dos 30 anos de fundação da CDL Uberaba, durante a solenidade de posse, ocorreu o lançamento oficial da campanha Liquidageral. “Será a maior liquidação de Uberaba”, observou Fúlvio, ao assinalar serem sete dias de ofertas sem parar, ou seja, entre os dias 12 de fevereiro e 17 de julho. “O objetivo é alavancar as vendas para o comércio local”, diz. Explicou que a campanha terá sustentação de uma campanha promocional na mídia impressa e eletrônica, além de peças como cartaz, banner e faixa. Informações complementares da campanha, o associado da CDL deve entrar em contato pelos fones 3319-4403 e 3319-4430.

Fúlvio e Fakher, na cerimônia de posse
Ao passar a presidência da CDL Uberaba para Fúlvio, Fakher Azor Fakhouri, que esteve à frente da instituição nos três últimos anos, ressaltou o bom momento da entidade. "Estamos transmitindo à nova diretoria uma CDL sólida financeiramente, unida, focada nos seus princípios e pronta para os desafios futuros". Fez um agradecimento especial aos seus colegas de diretoria, colaboradores e parceiros da entidade. Citou, entre suas realizações, a implementação de cursos, treinamentos e palestras oferecidos pelo Ceteco (Centro de Educação Tecnológica de Uberaba).
O prefeito Anderson Adauto elogiou que o processo de transição efetivado na CDL Uberaba merece aplauso. Para o chefe do Executivo uberabense, “Fúlvio representa o futuro”, desejando aos novos empossados sorte e eficiência no desempenho de seus cargos. “Vocês são capazes de dar continuidade ao crescimento da CDL, que tem uma história construída com o empenho de seus atuais e ex-diretores, funcionários e do comércio em geral”, diz. Também ressaltou a administração de Fakher.

Casal Maurien e Fúlvio, Anderson e Fakher
Em seu pronunciamento, Anderson comemorou a extensão do gasoduto, de São Carlos (SP) até Uberaba, o que assegura a implantação de uma unidade produtora de amônia, no Polo Químico do Triângulo, um investimento da ordem de 2 bilhões de dólares. O prefeito disse que o trem de alta velocidade, cujo trecho inicial completa as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, poderá contemplar o trecho até Uberaba e Uberlândia, figurando numa próxima etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Quanto à reivindicação da CDL, ou seja, da doação de uma área, com aproximadamente 25 mil metros quadrados, na área do Parque Tecnológico, para que seja construído o Centro de Eventos da cidade, Anderson disse que “até o final do meu governo e da atual gestão do presidente Fúlvio, poderemos estar com esse projeto concretizado”.
O presidente da Federação das CDL’s de Minas Gerais, José César da Costa, por sua vez, destacou que a CDL Uberaba está entre as três maiores do Estado. Aproveitou para agradecer o trabalho e a participação do ex-presidente Fakher nas atividades da Estadual. “Em todos os eventos e em todas as ações institucionais ele se fez presente”. Quanto ao presidente empossado, José César comentou que “Fúlvio vai fazer a diferença, diante da vontade e disposição demonstradas, juntamente com os demais membros da nova diretoria”.
O evento contou com a presença de várias autoridades, políticos e representantes do comércio local, regional e estadual. Também estiveram presentes o prefeito de Uberaba, Anderson Adauto; os deputados federais Aelton Freitas, Marcos Montes e Paulo Piau; o presidente da Federação das CDL’s de Minas Gerais, José César Costa; o secretário municipal João Franco (Desenvolvimento Econômico); o presidente da Fiemg Vale do Rio Grande, José Maria Barra; o vice-presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Afrânio Lara Resende; o gerenrte regional do Sebrae-MG, Marden Márcio Magalhães; o presidente da OAB-Uberaba, advogado Helder Batista; o presidente da CDL Uberlândia, Celso Vilela, e o comadante da 5ª Região de Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Flávio Aparecido Romualdo de Aquino, entre outros.
Íntegra do discurso de Fúlvio
- Estou aqui, diante das senhoras e senhores, me sentindo humilde, agradecido pela confiança e ciente dos sacrifícios aos quais serei submetido.
Oito presidentes já estiveram neste cargo antes de mim: Ronaldo Batista Machado, in memorian, Januário Marques de Oliveira, Lúcio Antônio Scalon, Arnaldo Santos Anjo, Daniel Fabre, Mário Vilmair Silvestre Pereira, Antônio Alberto Stacciarini e Fakher Azôr Fakhouri. Todos eles enfrentaram diversas adversidades e toda sorte de desafios. E sempre souberam conduzir a CDL com determinação e competência. E a CDL cresceu. Graças à habilidade e visão não só dos presidentes mas, também, dos diretores dos vários mandatos e também porque a CDL sempre foi fiel aos ideais do Movimento Lojista. E assim continuará sendo inclusive ao lado de entidades parceiras, especialmente aquelas com assento no G-9 e também SEBRAE e SENAC. Em breve muitas serão estreitadas e outras criadas.
Vivemos hoje um vendaval. Empresas abrem e fecham sem a menor cerimônia. Os nossos concorrentes não estão mais ao nosso lado. Estão por todos os lados. Inclusive além-mar. China e Índia moram aqui! E estes desafios são reais. São sérios e muitos. E são tão grandes quanto é a carga tributária a que estamos submetidos.
A CDL mantem a sua posição de independência, inclusive ao lado dos Poderes constituídos, mas não se isenta do direito e da obrigação da defesa do comércio e da comunidade, dentro dos Princípios Constitucionais.
Chegou a hora pois, de reafirmar o nosso propósito de servir. De levar ao cliente as nossas respostas de mercado. De oferecer ao consumidor as nossas soluções. Chegou a hora de levar adiante a nobre idéia do varejo competente e competitivo.
Ao reafirmar a grandeza do varejo compreendemos que a grandeza nunca é dada. Ela deve ser conquistada. A jornada do comércio nunca deve ser feita por atalhos ou nos contentando com pouco. Ser lojista não é um caminho fácil. Ser lojista é para aqueles que se arriscam, que fazem a diferença, que criam, quem teem atitude!
A jornada da CDL é a jornada do comércio.
É a jornada de quem vende;
de quem faz e vende;
e também de quem presta serviços.
E é exatamente a esta jornada que damos continuidade. Todos nós, envolvidos na cadeia comercial, somos trabalhadores, muito produtivos, de mentes criativas e inventivas, de grande capacidade. E de enorme necessidade de aprender, reaprender e reciclar. Somos, porém, livres. A mesma liberdade que deve permear o trabalho da imprensa a quem aliás, rendo os meus agradecimentos pelo incessante apoio dispensado à CDL e ao comércio.
Por todos os lados que olhamos há muito a ser feito. Nossas empresas carecem de atenção, de linhas de créditos, de respeito! Os corredores comerciais, nas ruas, no trânsito, na segurança ... há muito a ser feito, muito a ser realizado e também muito a ser corrigido pelo bem do comércio porque é exatamente o comércio que traz vida à cidade, que gera empregos, renda, que paga impostos.
Todos nós sabemos que o comércio é uma força. E que a CDL lidera este time graças ao empenho e dedicação de todos os seus funcionários. Todos nós, varejistas, formamos uma nação. Somos moldados por todos os clientes de Uberaba e da região. Ousamos dizer que temos mais de 1 milhão de clientes num raio de 150 quilômetros. Experimentamos dia-a-dia diversas dificuldades e sempre emergimos acreditando que velhos hábitos e conceitos devem ser aperfeiçoados; que tradições devem ser respeitadas, porém com o compromisso de inovar, de criar, de crescer! Então é bom lembrar que em outubro próximo teremos a oportunidade de eleger candidatos preferencialmente de Uberaba e que demonstrem ter compromissos reais, claros e determinados com a nossa cidade.
É bem verdade que os nossos desafios são novos. E também são novos os instrumentos e ferramentas para enfrentá-los. Mas os valores dos quais depende o nosso sucesso _ trabalho árduo, honestidade, coragem, ousadia e transparência_ essas são coisas antigas. São coisas verdadeiras. Elas foram a força silenciosa dos primeiros comerciantes, os chamados "negociantes" que fizeram a nossa cidade. O que nos é exigido então é um retorno a essas verdades. O que nos é pedido é uma nova era de responsabilidade que abraçamos doravante com alegria, firmes na certeza de que não há nada tão satisfatório para o nosso caráter do que servir ao nosso cliente.
Este é o preço do sucesso. E temos confiança de que Deus nos convoca para dar forma a um destino incerto. A CDL comemora 30 anos e temos à nossa frente um plano ousado; marquemos esta noite relembrando quem somos e o quanto já fizemos. E que, individualmente somos fracos. Mas em conjunto assumimos uma força incalculável.
Hoje somos bons. Podemos ser melhores.
Podemos ser "os melhores"!
É nisto que acreditamos!
AGUARDE A GALERIA DE FOTOS, QUE VIRÁ COM TODOS OS DETALHES DA POSSE