Por Lúcio Castellano
A chegada do frio sempre anima empresários de alguns segmentos do varejo. O inverno é um período muito aguardado pelos comerciantes. A queda das temperaturas prevista para aumentar ainda nesse final de mês, de acordo com o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema, gera expectativa de crescimento em torno de 5% a 6% nas vendas, ao observar que, “tudo vai depender da marca das temperaturas”.
Segundo o dirigente lojista, dentre os produtos mais procurados figuram calçados, com destaque para botas. Na área de vestuário, dentre os buscados estão blusas, casacos, jaquetas, meias, paletós, cobertores, moletons e agasalhos esportivos. Outros produtos como vinhos, cosméticos também são muito comercializados nesta época do ano, além de caldos, sopas e fondue, café, chocolate e chocolate quente.
“O comerciante não desanima nunca”, reforça Crema. Observa que as lojas estão com estoques e vitrines temáticas para atender ao público consumidor de Uberaba e região, especialmente quando convergem queda na temperatura e festas juninas que trazem um novo ânimo para o comércio.
Não são apenas as datas comemorativas que movimentam determinados setores comerciais. É importante observar que qualquer fator externo pode afetar as necessidades de compra de seu cliente. Por isso, ao lojista e ao prestador de serviços a CDL Uberaba sugere atentar-se aos detalhes. Para atingir as metas de vendas que sejam criadas estratégias que não foquem apenas no óbvio, como datas especiais, para surpreender seu consumidor. A receita vai aos cuidados em layouts personalizados e promoções para conquistar seus clientes, “decifrando” o que precisam e desejam. E, por fim, incluir atendimento qualificado e divulgação nas mídias impressa e eletrônica.