Por Lúcio Castellano
A segunda data comemorativa do segundo semestre promete aquecer as vendas do comércio uberabense e o setor já definiu estratégias para aumentar o faturamento para o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro em todo o território nacional.
Presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Angelo Crema destaca ser importante os comerciantes investirem na divulgação dos produtos como a principal alternativa para atrair os consumidores, através da mídia impressa e eletrônica.
Ele aponta, ainda, como ações para aumentar as vendas: decoração da loja com vitrines temáticas, atendimento qualificado, flexibilidade no pagamento e promoção.
Para o Dia das Crianças, disse Crema, a expectativa é de crescimento acima de 2% nas vendas em relação ao mesmo período de 2018 que, segundo ele, reflete a melhora do cenário econômico, mesmo que em ritmo lento. As roupas e os brinquedos devem ser os produtos mais procurados para presentear no Dia das Crianças, além de calçados e livros. O tíquete médio esperado deve ficar entre R$ 90 e R$ 95, estima o dirigente lojista.
O Dia das Crianças - Em 1920 o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs a criação de um dia que homenageasse as crianças. Assim, no governo do presidente Arthur Bernardes, foi instituído o Dia Nacional da Criança por meio do Decreto n.º 4.867, de 5 de novembro de 1924. O dia 12 de outubro foi escolhido para homenagear a data em que Cristóvão Colombo descobriu as Américas. O próprio colonizador, que descobriu a América em 1492, batizou o continente de “continentes das crianças”, visto que as terras além-mar foram descobertas mais tarde.