Por Lúcio Castellano
Empresa é de propriedade do lojista Fakher Azor Fakhouri, um dos 50 sócio-fundadores da entidade; Bar do Chuá ganha espaço no Museu do Comércio


MAIS IMAGENS NO LINK: 1ª REUNIAO DIRETORIA 2023 E HOMENAGENS | CDL Uberaba
Há 50 anos, a loja “Bandeirantes Confecções” é referência em artigos de vestuário, calçados etc... Esta trajetória foi homenageada pela CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), durante reunião festiva de diretoria na noite do último sábado. O presidente da CDL, Fernando Xavier, entregou uma placa comemorativa para o proprietário Fakher Azor Fakhouri, ex-presidente na gestão 2007-2009 e um dos fundadores da entidade há quase 43 anos. Ele se fazia acompanhar da esposa Nádia e da filha Sofia.
Também na oportunidade foi homenageada a família do presidente Fernando Xavier, acompanhado da esposa Pollyana. O pai, Sr. José Lucas (in memorian), ou “Zé do Chuá”, com a exposição de um quadro histórico, fruto de pesquisas e idealização da gravura por parte da Sra. Mara, esposa do diretor Jamilton Pereira da Silva, cujo trabalho foi finalizado com a impressão em uma tela de pintura. “Tudo baseado na história da rota da jardineira, entre Uberaba e Campo Florido, e as importantes paradas e uma delas era no Chuá”, expos Jamilton.
O presidente Fernando Xavier, em nome dos familiares do Sr “Zé do Chuá”, emocionado, agradeceu a homenagem especial que passa a integrar o rico acervo do Museu do Comércio de Uberaba “Fúlvio Ferreira”. Segundo ele, poder ter uma lembrança no Museu do Comércio é privilégio para poucos”. Quanto às homenagens à “Bandeirantes Confecções”, o dirigente lojista lembrou com emoção ter sido convidado por Fakher para integrar a diretoria da CDL, em 2006. “Completar 50 anos de funcionamento ininterrupto não é pra qualquer um”, diz.
Ele explicou que a primeira reunião de trabalho do ano foi transformada momento festivo, com a presença de diretores e conselheiros e cônjuges. Fenando ressaltou: “Pretendemos atuar ao longo do exercício de 2023 com arrojo e ações diferenciadas para os nossos associados e à comunidade em geral”.
“Sempre é prazeroso viver a CDL”, afirmou Fakher ao agradecer as homenagens recebidas por ele e sua empresa. Observou que, ao longo desse meio século de atividades, a “Bandeirantes Confecções une tradição, atendimento personalizado, variedade de produtos, qualidade e atendimento à sua fiel clientela”. A loja está instalada na Rua Tristão de Castro 326, bairro São Benedito.
O homenageado recorda que participou da assembleia de criação da CDL Uberaba, ação coroada no exercício do cargo de presidente da Casa. Citou ter assistido muitas palestras e seminários ao longo dos anos. “Isso trouxe muita experiência na área de vendas e de administração. Estou honrado em receber esta homenagem. Para chegar até aqui foi preciso muito trabalho para superar os desafios”, diz.
Impossibilitada de comparecer ao evento pessoalmente, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, enviou vídeo com saudação especial ao lojista Faker. Destacou a importante participação do empresário no desenvolvimento do comércio uberabense.
Preservação do varejo – Fúlvio Ferreira, ex-presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da Federação das CDLs de Minas Gerais e idealizador do Museu durante sua gestão, pontuou que o Museu do Comércio é um grande equipamento de preservação da memória do varejo, além de ponto turístico e que faz parte da história de Uberaba. “É uma referência no Brasil e o primeiro de uma entidade de classe em nível nacional”, disse ele.
“Bar do Chuá” foi construído em 1905. Era parada obrigatória para viajantes, boiadeiros e ônibus que seguiam para as cidades do Triângulo (não existia a MG-427). Ficou famoso pelas coxinhas de frango, pastéis, biscoitos quitutes e doces de leite na palha. O bar foi demolido durante as obras de duplicação da BR-262.
O Conselho Superior foi representado pelo seu presidente, Angelo Crema, ao lado dos conselheiros Mario Vilmair Silvestre Pereira, Fakher Azor Fakhouri, Fulvio Ferreira e Miguel Faria.