Realizado no último sábado (dia 15) no bairro Jardim Uberaba, o projeto “Ação para o Bem” reuniu centenas de pessoas, moradores do local e de bairros adjacentes como, por exemplo, do Serra do Sol, Serra Dourada, Tutunas, Vila Celeste, Jardim Canadá, Recanto da Terra e Grande Horizonte.
O projeto iniciado no ano passado já passou por vários bairros da cidade, sempre levando ações de cidadania e muita diversão para o público presente, principalmente para as crianças que prestigiam o evento e que podem desfrutar das atividades recreativas oferecidas para o público infantil.
A CDL Uberaba esteve presente levando uma série de informações e orientações ao público presente. Serviços como SPC, Cadastro Positivo e Certificação Digital foram alguns detalhados pela equipe de colaboradores da entidade, coordenados pelos gerentes Iovaldo Basílio (Executivo) e Patrícia Correa (Comercial). O presidente Miguel Faria também esteve presente.
“Sucesso total”. Essa foi à avaliação do prefeito Paulo Piau ao fazer a abertura oficial da nova temporada do projeto em 2014. Acompanhado pela primeira dama, Heloísa Piau, pelo vice-prefeito Almir Silva, além do deputado Estadual Tony Carlos, do vereador João Gilberto Ripposati e secretários municipais, o prefeito destacou o trabalho realizado ao longo dos últimos meses frente à Prefeitura de Uberaba. Ele reforçou o compromisso com a comunidade de trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade de forma organizada, com ações voltadas para a valorização de todo cidadão.
“Este projeto me deixa muito feliz, pois aqui temos a oportunidade de estar em contato direto com a comunidade e, mais do que isso, escutar e atender as necessidades da população, de imediato, junto à equipe de trabalho”, disse Paulo Piau. Lembrando ainda do empenho que a administração está fazendo para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue na cidade e que a participação da comunidade é de fundamental importância, uma vez que os maiores criadouros do mosquito são encontrados nos quintais das residências, independente do poder aquisitivo.
No evento, a população presente contou com os serviços do Sine, que disponibilizou informações sobre vagas de empregos e sobre cursos profissionalizantes oferecidos pelo Pronatec e pela Fundação de Ensino Técnico e Intensivo “Dr. Renê Barsam” (FETI). O Procom disponibilizou orientações sobre direito do consumidor. Já a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) realizou 172 atendimentos entre cadastramento de candidatos ao programa habitacional da moradia e orientação jurídica.
A comunidade recebeu informações dos programas de assistência social como o “Bolsa Família” e “Pró-Jovem”, além da impressão de fotografias 3x4 para documentos. Houve também a prestação de serviços como corte de cabelos, massagem facial e de mãos, nessas ações foram registrados 365 procedimentos. A Epamig apresentou o processo de melhoramento genético da soja através de degustação de produtos confeccionados a base de soja com o objetivo de promover a alimentação saudável. Foram distribuídos 1100 saches de sucos a base de soja.
Agentes de endemias da Zoonoses fizeram explanação com folders e cartilhas alusivas aos cuidados no combate a Dengue, inclusive com distribuição gratuita de inseticida aerossol, 450 pessoas foram atendidas. Houve também, ações de educação no trânsito, como informações sobre o uso do cerol e utilização correta de cadeirinhas infantis. Técnicos da Saúde fizeram 549 atendimentos em diversas áreas, entre elas, instruções sobre a prevenção de doenças, controle do índice glicêmico, avaliação nutricional, vacinação, testes e orientações sobre doenças infectocontagiosas, aferição de pressão e fisioterapia.
Para o público infantil, foram oferecidas diversas atividades recreativas como tobogã, cama elástica, pula-pula, pebolim, tênis de mesa, xadrez, dominó, ioiô, futebol, basquete e peteca. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou ainda, um espaço, onde a criançada teve a oportunidade de participar do projeto “Cria Criança”.
Fonte: Jorn . Kiko Marinelli – Departamento de Comunicação da PMU - com adaptações