Por Lúcio Castellano

Vânia Magalhães Moreno Terra


Em todo Brasil e, em Uberaba, não é diferente. Pessoas que estão sob pressão, irritadas, estressadas, com ansiedade, medo, sofrendo e se sentindo ameaçadas pela história do novo coronavírus. Essas sensações, sentimentos e pensamentos têm influência direta no corpo, na saúde física e mental.

Preocupada com seus associados, a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) cria uma forma de estar assistindo através de atendimentos online e gratuito, a quem precisar, a partir de sugestão apresentada pela diretora e psicóloga Vânia Magalhães Moreno Terra. Proposta teve aprovação unanime da diretoria, esta semana, em reunião por videoconferência.

“Em meio à esta pandemia da Covid-19 que estamos atravessando, cada dia mais nos deparamos com situações inusitadas, futuro incerto, isolamentos, distanciamentos sociais, impossibilidades de trabalhar e alterações significativas de rotina”, expõe a psicóloga e diretora da CDL.

Com a crise sanitária que afeta em cheio, também, as atividades econômicas, especialmente as micro e pequenas empresas, Vânia Magalhães Moreno Terra disse serem observados comportamentos alterados, pessoas ansiosas, irritadas, estressadas, medo da morte, da doença e além do mais, o medo de perder a principal fonte de renda. Além do mais, acentua, “empresas fechando e funcionários sendo demitidos, é realmente um cenário ameaçador e nunca visto antes”.

Então, através de um insight, Vânia Magalhães Moreno Terra explica, na sequência, ter resolvido propor na reunião da diretoria, um programa que visa atender os associados da CDL, através de Skype, whatsapp, ou mesmo telefone, oferecendo um apoio psicológico. “Não se trata de terapia, mas sim de uma escuta, um apoio para que a pessoa diminua sua solidão, tentar ajeitar os pensamentos, iremos fornecer solidariedade, apoio para quem estiver precisando, e, se houver necessidade, fazer os encaminhamentos necessários”, diz.

“Nesse momento, nós psicólogos, estamos observando um uso exacerbado de medicações muitas vezes, sem prescrições médicas, inclusive tarja preta, e que causam dependências. A CDL está preocupada com seus associados e através deste programa visa amenizar esse cenário de sofrimento, oferendo mais este suporte a eles”, acrescenta.

Vânia Magalhães Moreno Terra conclui: “É nas dificuldades que temos que nos unir, somar forças para podermos atravessar esse cenário atual”.

Agendamento. O associado deve ligar na CDL (34) 3319-4400, falar com Bruna, Patrícia ou Luciana. Neste contato, o interessado deixa seus dados e recebe informações adicionais. A CDL marca com o profissional (psicólogo) que entra em contato com o (a) associado (a) para realizar a consulta.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.