Por Lúcio Castellano

Diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e diretores da CDL Uberaba: Fernando Xavier, Alceu Vieira Souza Neto e Lourival Ferreira da Costa

NO LINK, MAIS IMAGENS DO EVENTO: MOBILIZAÇÃO PELA DUPLICAÇÃO DA BR-262 | CDL Uberaba

A prefeita de Uberaba e presidente da Amvale (Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande), Elisa Araújo, avaliou, ao final do evento sobre a duplicação da BR-262, realizado nesta sexta-feira (26), em Araxá, como altamente positivo, tanto pela presença de cerca de 500 representantes de 50 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, quanto, em especial, do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, e equipe de técnicos do órgão.

Movimento liderado pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e pelo ex-ministro dos Transportes e ex-prefeito de Uberaba, Anderson Adauto denominado “Diálogo Público" reuniu diversas autoridades, organizações e representantes da sociedade civil interessados na duplicação do trecho entre Uberaba/MG e Nova Serrana/MG

O evento contou com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, explicou o papel intermediador da agência reguladora e pontuou que as demandas e expectativas apresentadas durante o evento serão levadas para o Ministério dos Transportes.

A CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) foi representada pelo presidente Fernando Xavier, que se fazia acompanhar do 2º vice-presidente e presidente do Sicoob Uberaba, Alceu Vieira de Souza Neto, e do diretor Lourival Ferreira da Costa. “Nunca enfrentei algo como antes”, criticou o dirigente lojista que, para percorrer cerca de 110 km, gastou mais de duas horas, no trecho Uberaba-Araxá, diante das péssimas condições de tráfego da via.

Para Fernando Xavier, a mobilização realizada “vai dar resultado”, ao assinalar que a região merece e precisa contar com a Rota do Zebu duplicada. “Nossa região é das mais ricas do País e não tem uma ligação asfáltica digna com a Capital do Estado”, reforçou.

Vitale mostrou como está o projeto que vai ser deliberado pela ANTT, para que a abertura do edital seja feita e completou que se busca um equilíbrio entre o que se pode financiar e investir e qual é a tarifa resultante, de modo que o nível de serviço prestado seja satisfatório. O diretor-geral ainda afirmou que a tarifa do pedágio só irá aumentar depois que a duplicação, ou terceira via, for implantada. Ainda segundo o diretor-geral, é necessário encerrar o contrato com a Concebra e firmar um contrato mais moderno e eficaz com uma nova operadora.

FOCO NO TCU - “Daqui pra frente o nosso grupo de trabalho vai acompanhar a tramitação do processo de concessão no TCU (Tribunal de Contas da União),e que o projeto seja retirado de pauta e revisto antes de ser licitado”, disse Elisa Araújo, ao acrescentar que a reunião com a equipe da ANTT gera ânimo para que a região consiga um novo modelo para o plano de concessão da estrada. “Nós não vamos parar até conseguirmos essa duplicação. Isso eu posso garantir”.

Anderson Adauto argumentou que, quem usa a rodovia, sabe que a “briga é boa e importante”, ao destacar que a coordenação do movimento conta com o apoio de todos os segmentos da área de abrangência da estrada. “O objetivo da mobilização inicial foi alcançado”, acentuou.

Para o prefeito de Santa Rosa da Serra e presidente da Ampla (Associação dos Municípios da Microrregião do Planalto de Araxá), José Humberto Ribeiro, conclamou pela “união de forças”, entre os municípios que compõem as associações microrregionais para que a sonhada duplicação seja concretizada. Chegou, inclusive, a anunciar uma audiência com o ministro dos Transportes, Renan Filho, a ser agendada, à qual pretende levar o maior número possível de prefeitos em defesa do modelo reivindicado.

“É uma estrada muito perigosa. Temos acesso melhor com São Paulo. Já passou da hora da 262 oferecer mais segurança aos seus usuários, na ligação da nossa região com Belo Horizonte”, assinalou o prefeito de Veríssimo, Luiz Carlos dos Santos, o “Luizinho do Doca”. Disse acreditar que, após o encontro de Araxá, tudo pode mudar e a questão ser resolvida.

O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos, por sua vez, parabenizou a Amvale e demais parceiros mobilizados pela realização da reunião. “Além da importância de se garantir mais segurança e, assim, evitar acidentes, a duplicação alavancará o desenvolvimento da nossa região”, finalizou.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.