O primeiro vice-presidente da CDL Uberaba, Orlando Geraldo da Silva, participou de evento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e que  formou 1.350 crianças de escolas públicas e estaduais. A solenidade aconteceu esta semana no auditório do Teatro Municipal Vera Cruz. Houve sorteio de prêmios e atividades culturais. O tenente coronel PM Waldimir Soares Ferreira, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), ressaltou que os formandos do Proerd concluíram a instrução do programa deste semestre, durante o qual participaram de várias atividades realizadas por policiais militares.

O que é o Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

Tem por objetivo dotar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Secundariamente se propõe:

Emponderar jovens estudantes com ferramentas que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e violência, promovendo os fatores de proteção e suas habilidade de resistência.

Estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar.

Permitir aos estudantes exergarem os policiais militares como servidores, transcendendo a atividade de policiamento tradicional e estabelecendo um relacionamento fundamentado na confiança e humanização.

Estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e o público infanto-juvenil.

Replicar informações e Políticas Públicas relacionadas à prevenção de drogas e violência.

Abrir um diálogo pernamente entre a "Escola, a Polícia Militar e a Família", para discutir questões correlatas ao eixo drogas.

É aplicado por policiais militares voluntários, devidamente qualificados para a atividade. Suas aulas ensinam, de forma cativante, descontraida e lúdica, maneiras de resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. Tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção desse fenômeno. O sucesso desse programa de prevenção perpassa pelo direcionamento de conteúdos devidamente preparados e direcionados a públicos específicos, numa aplicação continuada no ambiente escolar, utilizando aulas interativas focadas nos anos iniciais da infância até a fase adulta. O Proerd possibilita à Escola complementar seu projeto pedagógico, segundo o que prescreve a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) em seu artigo 2º: A educação, dever da família e do estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Considerando-se, ainda, que a filosofia do Programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção, pode-se afirmar que o Proerd tem se tornado instrumento fundamental para a integração das famílias no processo educacional, no qual o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida de nossas crianças. São observados os seguintes benefícios no desenvolvimento do Proerd: "Humaniza" a ação policial militar, momento em que os jovens se referem aos Aplicadores da Lei de forma pessoal.

Permite aos estudantes exergarem os policiais como servidores, não apenas como Aplicadores da Lei.

Estabelece uma linha de comunicação entre os Aplicadores da Lei e a Juventude.

Os policiais servem como vetores de informações qualificadas e de políticas públicas de prevenção ao consumo de drogas.

O Proerd abre um diálogo permanente entre a Escola, a Polícia e a Família, para discussão do fenômeno "drogas".

Fonte: Coordenação Estadual Proerd da PMMG.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.