Por Lúcio Castellano

FERNANDO XAVIER

O comércio se prepara para o Dia das Mães 2024. De acordo com o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fernando Xavier, a comemoração é considerada como a segunda data mais significativa na agenda de períodos sazonais do varejo. Fica atrás somente do Natal. Neste ano a comemoração será no dia 12, segundo domingo de maio. A expectativa da entidade é que o movimento de vendas cresça entre 8% e 10%, em relação ao ano passado.

“O Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre, por isso aguardamos com muita expectativa a movimentação no comércio”, diz o dirigente lojista, ao projetar que o valor do tíquete médio das compras pode girar em torno de R$ 250, ao acrescentar ser um valor bem expressivo e que proporciona um bom retorno ao lojista.

“O Dia das Mães abre aos setores do varejo e da prestação de serviços uma chance de incremento econômico para esses segmentos. Os períodos sazonais também influenciam de forma direta na abertura de vagas de trabalho, através da geração de empregos temporários, o que resulta na melhoria da renda do trabalhador e abertura de novas vagas de trabalho", diz ele.

Para atingir metas de vendas, Fernando Xavier, por outro lado, sugere aos associados da CDL Uberaba, a realização de campanhas, promoções, avaliação do estoque junto a análise de perfil do consumidor, com a finalidade de atrair clientes que buscam presentes. Inclui, ainda, para chamar a atenção do consumidor, as vitrines temáticas que são uma ótima opção.

Dentre os itens que podem ser os mais procurados pelos consumidores, Fernando Xavier cita, entre outros, flores, chocolates, roupas, acessórios, produtos de beleza e óculos. Além disso, bares e restaurantes devem receber grande movimento para almoços e/ou jantares. O Dia das Mães é o segundo melhor dia do ano em relação ao movimento nos restaurantes, ficando atrás somente do Dia dos Namorados.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.