O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto [este ano, dia 14], é uma oportunidade para que os varejistas elevem suas vendas durante a data, porém, é importante adotar estratégias para conquistar os filhos que procuram presentes. É um dos principais faturamentos no ano para o setor lojista. Os lojistas devem conhecer bem seus clientes e antecipar quais são as suas necessidades. Um planejamento cuidadoso ainda pode ser colocado em prática e os varejistas devem ter estoques suficientes dos produtos que oferecerão aos consumidores e que eles podem ser parte de kits compostos por estes.
Para o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fulvio Ferreira, o movimento para o Dia dos Pais é um termômetro já para o Natal. “Os lojistas estão otimistas e esperançosos para que seja um bom período de vendas. As lojas, cujas mercadorias são mais afetas à data, basicamente, confecções, calçados, acessórios de couro, eletrônicos e material esportivo, vão ter um nível de comercialização muito bom”, observa o dirigente lojista, para quem possa registrar um crescimento de algo em torno de 5% a 6%, se comparado com o volume vendido na mesma data de 2015.
Fúlvio reforça, contudo, que as lojas precisam fazer a “lição de casa”, com excelente atendimento, produtos variados, publicidade na mídia impressa e eletrônica para que o percentual de aumento de vendas possa ser alcançado pelo comércio lojista uberabense. Para ele, o tíquete médio deve ficar em R$ 120. Lembra, de outra parte que no sábado, dia 13 de agosto, véspera da data sazonal, o comércio de rua tem autorização para funcionar o dia todo, conforme convenção coletiva de trabalho firmada entre o Sindicomércio Uberaba (Sindicato do Comércio Varejista) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Uberaba.
Os setores que mais concentram vendas no Dia dos Pais são de calçados, vestuário, cosméticos, bebidas e eletroeletrônicos. Em geral, as peças de vestuário são maioria nas intenções de compra dos consumidores. Em seguida, perfumaria e calçados também são bastante lembrados como intenção de presente. Os ramos de supermercado e eletroeletrônicos também costumam registrar maior procura nessa data. Além disso, serviços como bares e restaurantes têm potencial para se destacar.
A data foi introduzida no País pelo publicitário Sylvio Bhering, em 1953. para conquistar a clientela nesta data, é fundamental que o lojista tenha em mente que o cliente está comprando um presente para alguém especial; e esta é uma data marcada por reunir a família para homenagear e presentear os pais. Uma vitrine bem trabalhada e devidamente adequada à data específica pode aumentar as vendas em até 30%. O empreendedor com as melhores soluções para preparar a fachada da loja, confeccionar a vitrine, compor cores, além de variados kits para cada tipo de pai, e valiosas dicas para vender mais e melhor inclusive no ambiente virtual.