Café da Manhã do Varejo reúne lojistas e comemora aniversário da CDL ubeerlandense
Mais de 100 pessoas, entre empresários, diretores e associados marcaram presença
Para prestigiar o concorrido evento da entidade madrinha, a CDL Uberaba esteve representada pelo presidente Miguel Faria, pelos conselheiros Januário Marques e Fúlvio Ferreira e pelos diretores Orlando Geraldo da Silva, Ângelo Gabriel Crema e Lourival Ferreira da Costa.
A CDL Uberlândia, em parceria com o Sebrae/MG realizou ontem (19), EM SUA SEDE, o Café da Manhã do Varejo – PÓS NRF 2013, que reuniu mais de 100 pessoas, entre empresários, diretores, presidentes das CDLs de Uberaba, Ituiutaba, Araguari, Santa Juliana, Monte Alegre de Minas, colaboradores e associados. Também foram celebrados os 36 anos da entidade, fato que tornou ainda mais especial a presença de todos.
No evento, foram apresentados os resultados e os cases de sucessos destacados na 102ª Convenção da National Retail Federation (NRF), realizada em meados de janeiro deste ano, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A NRF, maior evento do varejo do mundo, expôs aos milhares de varejistas as tendências do mercado para os próximos anos através de ideias, conexões e novas tecnologias.
O diretor da CDL e proprietário da Perilli Ótica, Humberto Jardim, esteve presente na ocasião e ressaltou a qualidade nos serviços como principal estratégia do varejo contra a concorrência online, o e-commerce. “A empresa de varejo só se diferencia das demais através dos serviços. Vender, todos vendem. O cliente, hoje, consulta na internet antes de ir à loja. Não adianta ter o melhor produto se não tiver o melhor serviço”, afirmou.
Fúlvio Ferreira, conselheiro da CDL Uberaba, um dos convidados e diretor da Opção Jóias, foi outro empresário que testemunhou sobre o novo perfil do consumidor. “A partir de agora, cada cliente vai dizer e definir como ele quer ser tratado. A equipe de trabalho tem que ser muito mais competente e conhecer o produto. O cliente está seletivo e exigente”, disse Fúlvio.
O presidente da CDL Uberlândia,Celso Villela, que esteve na NRF/2013, é uma das pessoas que compartilham da mesma opinião de Fúlvio e fala sobre a era do consumidor. “É preciso entender as formas de preferência do cliente para poder fidelizá-lo. O que não é tarefa fácil, afinal, o poder está nas mãos do consumidor por meio de celulares, iPads, tablets, entre outros dispositivos eletrônicos. Esse evento, inédito em Uberlândia, veio possibilitar e despertar um olhar além das fronteiras para os empresários que ainda não tiveram a oportunidade de participar de uma missão empresarial internacional, a exemplo da NRF”, diz Celso.
Já o gerente comercial da Rede Eletrosom, Diogo Andrade, focou na importância do varejo para o desenvolvimento urbano em diversos segmentos. “O varejo não significa apenas a criação e manutenção de empregos, varejo é muito mais que isso. Significa, entre outras coisas, carreiras, comunidades e inovação”.
Esse mesmo discurso foi protagonizado pelo NRF 2013 e tem motivado a união de micro e pequenas empresas da região. “Todos os canais devem falar a mesma mensagem. Têm que fazer novo, todo dia, com foco em um mundo de varejo em inovação, carreiras profissionais e comunidades: o desafio da interação entre valores e gerações”, concluiu o analista do Sebrae Minas Gerais, Paulo Henrique.
Fonte: Elaine Assis - CDL / UBERLÂNDIA – Secretaria