Recente reunião do Conselho Estadual do SPC de Minas Gerais teve como representantes de Uberaba Angelo Crema e a advogada Daniela Rezende. Durante o evento, foram abordados assuntos como a prestação de contas do exercício de 2018, as novas regras para emissão do Certificado Digital, que é regulamentado pelo ITI Brasil, (Instituto Nacional da Tecnologia da Informação), cujo presidente é o vereador de São Leopoldo, Marcelo Amaro Buz. “Essas novas regras foram instituídas antes da nomeação do jovem presidente em exercício Hamilton Mourão. Entendemos então que poderá haver novas mudanças, porém para melhor”, diz Angelo Crema.
O QUE É O CERTIFICADO DIGITAL?
O Certificado Digital é um documento eletrônico que comprova a identidade de pessoas físicas ou jurídicas e assegura as transações online de documentos que necessitam de assinaturas entre as empresas, fornecedores, clientes e parceiros.
Cada vez mais o uso do Certificado Digital vem aproximando empresários, governo e consumidores. Esta tecnologia tem se tornado indispensável em transações comerciais, contratuais e para cumprimento de obrigações com o governo.
Basicamente o Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e/ou jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.