Por Lúcio Castellano
Prefeitura será parceira no empreendimento por meio da Lei de Incentivo da SEDEC. Diretor da CDL, empresário Matusalém José Alves participou da reunião realizada no gabinete do prefeito Paulo Piau, bem como o presidente Fúlvio Ferreira e os diretores Alceu Vieira de Souza Neto e Marcelo Árabe
Nesta sexta-feira (02), a Certrim (Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro) anunciou junto ao prefeito Paulo Piau e lideranças da cidade que abrirá uma fábrica de produção de laticínios. O presidente da cooperativa, Luiz Henrique Borges, fez o anuncio desse novo braço da Certrim, que montará uma indústria modulada e compacta. “A Certrim já vem se preparando para isso e será muito importante que a prefeitura entre como uma parceira nesse projeto, até porque ela tem interesse na permanência do homem no campo, além de que, essa é uma iniciativa que irá gerar emprego e renda dentro do município”, afirma Borges.
O prefeito Paulo Piau, reforça que essa será uma parceira efetiva, e a prefeitura dará todos os incentivos para que a Certrim tenha sua fábrica de laticínios efetivamente construída. “Essa é uma iniciativa que irá criar um mercado, sobretudo para o produtor de leite, e que irá refletir na sucessão familiar, que é uma preocupação, pois precisamos de mais gente no campo e as pessoas estão vindo em velocidade muito grande para a cidade”, pontua Piau.
Para o prefeito o projeto tem uma conotação importante na geração de emprego, renda e impostos para o município. “Uberaba é a capital brasileira do agronegócio e com tantas raças bovinas criadas no nosso município e que colocamos a disposição do mundo, nós precisamos ter uma unidade que processa o leite e coloca o produto a disposição dos uberabenses. É um orgulho ter uma cooperativa de Uberaba empreendendo nesse setor”, enfatiza Piau.
O vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, destacou que a Certrim é pioneira no trabalho voltado para a agropecuária na cidade e no apoio aos produtores. “Essa é uma grande notícia que resgata um trabalho que valoriza o setor produtivo. A iniciativa da cooperativa vem de encontro com as necessidades dos produtores e do setor agrícola e ainda terá um papel importante em fazer com que as receitas fiquem no município, pois a produção acontece forte na cidade e são vendidos para serem industrializadas em outras cidades”, pontua Ripposati.
A criação da fábrica irá atender os produtores em um setor que está defasado na cidade, comenta o secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad. “A prefeitura assumiu o compromisso junto à cooperativa nesse lançamento do Laticínios Certrim, que beneficiará o pequeno, médio e grande produtor da cidade. Nesse cenário, nosso trabalho de cadastramento dos produtores da cidade será de extrema importância para auxiliar o arrendamento dos produtores de leite, para atuarem juntos a Certrim”, enaltece Saad.
De acordo com o empresário Matusalém José Alves, essa é uma iniciativa extremamente importante, pois o pequeno comerciante tem uma carência muito grande na área de laticínios. “O pequeno empreendedor traz o produto de fora, comprando em atacado, pagando mais caro. Em consequência disso à população acaba pagando um preço alto, devido a isso, essa é uma iniciativa que tem uma importância enorme junto ao consumidor final”, esclarece Alves.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, destaca que será localizada uma área no distrito industrial que seja apropriada para receber o empreendimento. “O próximo passo agora será a Certrim preencher a documentação da prefeitura informando o tamanho da área que eles precisam, o estudo que estão fazendo sobre o projeto, quantos empregos será gerado e a expectativa de receita. Aprovando a área vamos dar início ao processo interno na secretaria, onde o projeto passará pelo Condesu, até chegar a Câmara Municipal para aprovação, onde será anunciado o valor do investimento e qual o incentivo que a prefeitura irá disponibilizar”, explica Gomes.
Fonte: Jorn. Natália Melo / Fotos: Neto Talmeli /Comunicação PMU