Professor Dr. Adriano Nicolau, com 18 anos de experiência profissional na área de docente (graduação e pós-graduação), instrutor e supervisor clínico, vem ministrando no Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio de Uberaba), pertencente à CDL Uberaba, o curso “Controle emocional nas apresentações públicas e oratória”. As duas primeiras atividades transcorreram-se nos dias 18 e 20. A complementação ocorre nesta terça-feira (25), no horário das 7h30 às 10h.
“A própria literatura aponta os três principais medos do homem: ficar louco, morrer e de falar em público”, diz. Foi pensando nisso que, em parceria com a CDL Uberaba, foi oferecido o curso aberto à população, cuja primeira turma atende estudantes, donas de casa, professores, executivos etc... “Queira ou não, num primeiro ou num segundo momento, a pessoa terá que se expressar em público”, expõe.
Além de certa dificuldade de expressão, também há pessoas que enfrentam inquietação ao apresentar um trabalho em público. Foi, portanto, a partir de experiências observadas nas universidades, ao ministrar aulas, que o Dr. Adriano Nicolau diz ter decidido aprofundar no assunto. “O que se vê é que, quando os alunos estão diante de uma apresentação, em sala de aula, muitos deles perdem totalmente o controle emocional. Passa a ter descarga excessiva de adrenalina, vindo a sofrer com isso. Alguns chegam a ter, literalmente, ataques de pânico, ao apresentar. O pânico é uma ansiedade multiplicada por mil. A pessoa sofre muito com isso”, explica.
Psicólogo e psicoterapeuta, o Dr. Adriano Nicolau escreveu os livros: “Depressão e os Benefícios da Terapia Cognitivo-Comportamental”; “Vivências em Consultório – Uma abordagem Cognitivo-Comportamental”; “Síndrome do Pânico e a Terapia Cognitivo-Comportamental”, entre outros.