Evento acontece até o dia 14 de setembro em Fortaleza Ciro GomesPara abrir o primeiro dia de palestras na 52ª Convenção Nacional foi realizada a palestra com o tema Conjuntura Econômica Brasileira: Análise e Perspectivas com o político cearense Ciro Gomes. Durante pouco mais de uma hora, o palestrante faz um balanço da atual conjuntura e analisando as perspectivas do País para os próximos anos.

Durante explanação, Ciro Gomes lembrou dos juros altos e do sistema tributário. "Não adianta falar mal do sistema tributário se a gente não agir", completou. Em entrevista logo apos a plenária, o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, lembrou do abaixo assinado citado durante a abertura. "A ideia do abaixo assinado e mostrar que nos nao queremos mais a volta da CMPF, que será entregue para a presidente Dilma Rousseff. Alm disso, outro será entregue ao senado Jose Pimentel sobre as MPEs".

Vendas 3.0 A segunda palestra do dia ficou por conta de Sando Magaldi que falou sobre Vendas 3.0: um novo mundo dos Negocios Movidos pelas ideias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CNDL

O político cearense Ciro Gomes abriu o ciclo de palestras desta segunda-feira (12) da 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista. Falando sobre o tema Conjuntura Econômica Brasileira: Análise e Perspectivas, Ciro inseriu a atual experiência econômica brasileira dentro do contexto global.  Para ele, o país precisa ter uma visão coordenada e consciente dos desafios para o futuro para garantir o sucesso de suas empresas, de suas indústrias e do comércio lojista como um todo.

“A única coisa que está globalizada é o padrão idealizado de consumo. As condições de empreender, os impostos, a taxa de juros, não são globais”, diz, criticando a taxa de juros brasileira que está entra as mais altas do mundo.  Ciro alerta ainda para o risco de estagnação da economia que pode resultar uma política de taxa de juros alta. “(Com os juros altos) você tem como ganhar muito sem nenhum risco. O Brasil só não parou porque nós temos um povo empreendedor, que acredita que amanhã as coisas vão melhorar”, diz.

Ele faz uma análise do processo de globalização como algo real e para o qual todos devem se preparar para lidar com ele. “(A globalização) não é em si nem um benefício, nem um malefício. Ela é o que é”, argumenta.  O palestrante citou a experiência cearense da Uni Rede, uma reação das pequenas cadeias locais de supermercados à instalação de loja da rede Carrefour no Estado. “Eu acompanhei de perto os esforços do empresário Honório Pinheiro (atual presidente da Federação das CDLs do Ceará) em criar a Uni Rede. A idéia é se unir para comprar junto, em quantidade e conseguir preços mais competitivos”, lembra.

Dono de um vasto currículo político e administrativo, o palestrante faz um balanço da atual conjuntura e analisando as perspectivas do País para os próximos anos. Ciro Gomes é autor de livros como “No País dos Conflitos” (1994); “O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo” (1995), e em parceria com o professor Mangabeira Unger; Um Desafio Chamado Brasil (2002).

A 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista é uma realização da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Federação das CDLs do Ceará (FCDL-Ce), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL de Fortaleza), CDL Jovem e SPC Brasil. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Sebrae Nacional, Banco do Brasil, Governo Federal, Banco do Nordeste, Caixa, Correios, Cagece e Redecard, contando ainda com apoio da TAM (Cia. aérea oficial) Primundo (agência oficial), Fortaleza Convention & Visitors Bureau e Sistema Verdes Mares de Comunicação. A organização é da Kanguru Promoções e Portte Eventos.

Serviço: 52ª Convenção Nacional do Comércio Lojista será realizada de 11 a 14 de setembro, no Complexo Coliseu Dunas, Papicu, em Fortaleza (CE). Mais informações www.52convencaolojista.com.br ou pelo telefone (85) 3452-0800. Papicu.

Fonte: Site Oficial da Convenção

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.