Por Lúcio Castellano

Cláudio Forner, administrador de empresas e diretor da empresa Forner Consulting e autor de cinco livros, esteve, na noite desta quarta-feira (15), na CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), onde falou sobre o tema “Cenários Econômicos, o que fazer com a crise?” Sua mensagem central dirigida ao público foi: “Inove para sobreviver”. A abertura foi feita pelo 1º vice-presidente da entidade, Orlando Geraldo da Silva. Otimista, o dirigente lojista disse que “pessimismo não leva a nada”. Para Orlando Geraldo, “a fase mais crítica da crise já passou e que dá para ver uma luz no final do túnel”. Defendeu um pouco mais de “resistência” para superar os obstáculos atuais.

É inegável, segundo Forner, que existe uma crise, com retenção no consumo e de forma acelerada, sobretudo, nos últimos três meses. “O maior desafio dos empreendedores é identificar a real causa dessa crise”, disse. Passou o que considerou como uma grande tarefa para o público presente. "Avaliar com critério o movimento em cada um dos seus segmentos para ver se não há um redirecionamento em termos de modelo de negócio. Se se ficar, única e exclusivamente, rotulando tratar-se de crise de renda das pessoas ou de indisponibilidade de compra, no seu entendimento,  isso é "equivocado".  A diminuição de venda, acentuou, não está e não foi atingida, na sua totalidade, por causa desse requisito.

Citou o reposicionamento das grandes redes de lojas de marca própria e aquelas que são aglomerados de empresas, setor que cresce de forma forte no mercado de franquia. "Existe uma tendência nesse tipo de mercado que, com agressividade e inteligência, do ponto de vista de varejo, como exposição de marca em mídia. Individualmente, muitas vezes o varejista não tem condições de competir nessa igualdade. Então, parte dessa queda de braço está sendo perdida, muito mais por conta de um movimento subjacente no varejo, do que propriamente dita pela diminuição de renda das pessoas", expôs.

E, sobre o Natal, a principal data sazonal para o varejo, Forner projetou: "Teremos um Natal diferente, com outros produtos. Vai ser uma grande corrida. O termômetro de vendas vai surgir, agora, após férias escolares do meio de ano, a partir de agosto. Vai prevalecer a criatividade -- o nome do jogo. Por isso, é fundamental colocar aquele produto que atenda ao atual momento. Enquanto o empreendedor está pensando no seu negócio".

A palestra foi realizada pelo Sebrae, representado pela analista técnica Andrea Lima,  em parceria com a CDL.

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