As Comissões de Finanças e Tributação; e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, realizaram nesta terça-feira, 03 de julho, audiência conjunta. O objetivo do encontro foi debater sobre a concentração e custos do mercado de cartão de crédito no País.
Entre os participantes estava o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, que falou aos parlamentares sobre as características do mercado brasileiro, quando duas bandeiras concentram mais de 90% do mercado brasileiro. Para o presidente da CNDL, há pouca concorrência, o que eleva os custos para os lojistas. "Necessitamos aumentar a concorrência do setor no País, permitindo novas bandeiras e credenciadoras. Além disso, precisamos de uma diferenciação de preços nas vendas com cartão de crédito e, no caso dos cartões de débito, que se haja uma alteração na cobrança, passando de taxa para tarifa", disse.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), apenas 18% das transações com débito no País são utilizadas no comércio. Usando como comparação, nos Estados Unidos, 75% das compras são feitas com o uso do cartão de débito.
O debate foi proposto pelo deputado Guilherme Campos. Para o parlamentar, é preciso avaliar as repercussões da concentração de mercado e discutir providências que os órgãos reguladores precisam adotar.
Além dos parlamentares, participaram os representantes da CNC, Cacito Esteves; do Banco Central, Mardilson Queiroz; do Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Ministério da Justiça, Alexandre Henriksen; da Redecard, Cláudio Yamaguti, da Abecs, Juan Ferres; e da Cielo, Dilson Ribeiro.
Fonte: Site CNDL