Por Lúcio Castellano 

Serviços essenciais mantêm funcionamento normal: farmácias, supermercados e postos de combustíveis  

Comerciantes e prestadores de serviços de Uberaba podem retomar suas atividades a partir desta segunda-feira, dia 20, em horário especial e semana de cinco dias, conforme decreto nº 5459/2020 do prefeito Paulo Piau e publicado no Porta Voz, órgão oficial do município, na noite da última sexta-feira.

Desde o início da pandemia do coronavírus, a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) e a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), representadas por seus presidentes Angelo Crema e Anderson Cadima, respectivamente, têm trabalhado incessantemente para equilibrar a atividade econômica local e as medidas de prevenção ao surto do novo vírus.

Crema destacou que desde a publicação do decreto, tanto a CDL quanto a Aciu, começaram a divulgar, de forma ampla, para seus associados e à comunidade em geral, as orientações sobre como irá funcionar o comércio diante da flexibilização e os cuidados de todos nesse momento de incidência do vírus.

“O decreto contém rígidas recomendações. Foi o mínimo que conseguimos agora, depois de quase 40 dias de exaustivas reuniões, para a retomada do comércio e da prestação de serviços, com o foco e todo cuidado e responsabilidade com a vida de todos”, observou o dirigente lojista, com a recomendação aos lojistas e demais empresários que façam revezamento de funcionários, pois terão que trabalhar com pessoal reduzido e contribuindo com o isolamento social.

Crema, em seguida, deixou claro que ele e o presidente da Aciu, Anderson Cadima, vão continuar atuando em conjunto no Grupo Estratégico em defesa dos associados das duas entidades, “com negociação e acompanhando atentamente os números lógicos para que consigamos abrir ou flexibilizar um pouco mais adiante na abertura do nosso comércio”.

Ainda em seu depoimento, Crema enalteceu o trabalho exercido pelos profissionais de saúde de Uberaba, a exemplo do resto do mundo. E, por isso, reforçou o pedido para que todos sigam as normas, em especial, as relativas ao isolamento social para que não haja congestionamento nos estabelecimentos de saúde

As duas entidades, vale citar, integram o Grupo Estratégico de Gestão de Risco, criado para o enfrentamento da pandemia. Porém, será preciso observar as normas de segurança em saúde:

1 – continua proibida a entrada de clientes em estabelecimentos comerciais e o consumo no local;

2 – o uso de máscaras é obrigatório para colaboradores e clientes;

3 – os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool em gel para seus colaboradores;

4 – as empresas devem manter barreiras físicas na porta dos estabelecimentos;

5 – funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;

6 – shopping-centers e centros comerciais continuam fechados até o dia 30 de abril.

Para maiores informações: 3319-4400 (CDL) e 3319-5500 (Aciu).



Gostou? Compartilhe nas redes sociais.