
Publicitário José Adolfo Júnior
Iniciativa lançada pela CDL Uberaba e pelo Ceteco (Centro de Educação Tecnológica do Comércio), atende grupo de cerca de 40 profissionais ligados às áreas do comércio, prestação de serviços, comunicação, publicidade, entre outras. Na noite dessa quinta-feira (22), foi aberta a segunda edição do curso Redes Sociais para gerar negócios”.
Ministrado pelo publicitário José Adolfo Júnior e Diretor do JORNAL DO TRIÂNGULO, o curso prossegue até a próxima quarta (28) e tem como objetivo demonstrar como gerenciar campanhas no varejo e utilizar as mídias sociais para engajar e envolver consumidores. As aulas são ministradas das 19h às 22, na sede da CDL Uberaba - Ceteco, na Vila Olímpica.
Para José Adolfo Júnior, a CDL acertou em proporcionar a realização do evento, face à grande demanda do mercado. “As redes sociais são formadas por ferramentas modernas e que vieram para ficar. Não é moda. Os participantes integram um grupo bem interessado e, muito breve, bons resultados deverão ser canalizados para a economia local, tendo em vista a aplicação dessas oportunidades”, disse.
Estão sendo analisadas as quatro principais redes sociais responsáveis pela geração de negócios no Brasil, a saber:
O Facebook é o maior e principal site de rede social do planeta, contando com 1 bilhão de usuários. No Brasil, ele se tornou a principal plataforma estratégica no ambiente online.
Twitter, ao contrário que muitos pensam não é uma rede social, é uma rede de informação em tempo real, também é uma ferramenta de comunicação bastante útil, embora tenha apenas 140 caracteres, ele conecta as pessoas com suas últimas notícias, ideias, opiniões em tempo real.
LinkedIn - Rede de relacionamentos profissionais lançada em 2003, com mais de 100 milhões de perfis profissionais e mais de 1 milhão de empresas cadastradas. Pode ser usado para encontrar trabalho, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um em sua rede de contatos, é como se você tivesse um currículo online.
YouTube – Considerado um fenômeno em meio aos demais sistemas web 2.0, sua força é tanta que não faltam concorrentes, muitas empresas usam para divulgar seu videos institucionais e trabalham de forma agregada as outras midias sociais aliados ao seu negócio.
As mídias sociais ganharam fundamental importância na mente de muitos usuários do meio online. As pessoas se relacionam não só entre si, mas também com as empresas, produtos e serviços. O público consumidor passou a ser um formador de opinião, gerando conteúdo e influenciando sua rede de contatos, consumindo novos informações a cada instante. Assim, é necessário que haja uma conscientização por parte das empresas para estarem nesse meio.
Hoje em dia, antes de comprar algum produto, o consumidor vai buscar informações nas plataformas digitais, pois assim ele pode conferir a opinião de outras pessoas e se certificar de que ele está comprando algo que valerá a pena.
Pesquisa recente realizada pelo IbopeMedia mostrou que 60% dos internautas do país acessam as mídias sociais há pelo menos três anos e mais 34% têm intenção de participar nos próximos meses. Oito em cada dez brasileiros participam de algum tipo de rede social on-line e esse comportamento faz com que elas adquiram um papel central no mercado. É necessário muito estudo e treinamento que possam capacitar e habilitar a usar as mídias sociais de forma assertiva e estratégica para que possam gerar resultados lucrativos. Em suma, a mídia social é a forma moderna de se praticar uma das necessidades mas antigas do ser humano: a socialização.