Por Lúcio Castellano
O Dia dos Avós é comemorado nesta quinta-feira, 26 de julho. Para o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Fúlvio Ferreira, a data é uma oportunidade excelente para o comerciante potencializar seus negócios e por ser nova seja a comemoração precisa ser bem trabalhada.
No Brasil e em Portugal comemora-se o Dia dos Avós, tendo sido esta data escolhida em razão da comemoração do dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. Essa é mais uma oportunidade para impulsionar as vendas, onde netos e netas demonstram seu carinho com um presente para seu avô ou avó.
Comercialmente, entretanto, o Dia dos Avós ainda fica longe, na prática, da metade do resultados obtidos com as vendas do Dia das Mães – considerado a segunda maior data do setor, ficando atrás apenas do Natal. Não por falta de carinho dos consumidores, que muitas vezes chega a ser mesmo o dobro com os avôs e avós, mas devido à falta de melhores estratégias de marketing que os desperte para a valorização e reconhecimento da data.
No comércio de presentes, o Dia dos Avós já é considerado a quinta ou sexta data de vendas nas lojas de presentes, ficando atrás do Natal, dias das Mães, dos Pais, dos Namorados e das Crianças. Muitas avós e avôs também são presenteados no Dia das Mães e Dia dos Pais, inclusive pelos netos, assim como o Dia dos Avós acaba sendo extensivo aos bisavós.
“Cada lojista, dentro do seu ramo e público alvo, deve realizar promoções e publicidade, inclusive nas redes sociais, como forma de lembrar que existe essa data e que a loja/estabelecimento tem produtos e/ou serviços que vão alcançar essa homenagem que deverá ser feita também através de presentes”, acrescenta Fúlvio.
Por fim, o dirigente lojista aponta entre os presentes mais procurados o celular, roupas, coisas de casa e serviços, além de jantar fora e cinema.