Por Lúcio Castellano

O Dia das Mães será comemorado neste domingo, dia 10, e mesmo os filhos mais distraídos não terão desculpas para esquecer o presente. Para a data, o comércio de Uberaba preparou um horário especial. No sábado, as lojas do comércio de rua podem ficar abertas em horário especial, das 09h às 18h, conforme acordo coletivo de trabalho. O horário expandido, vale dizer, é opcional aos lojistas.

Maio começou e o comportamento do consumidor mostra sinais de recuperação para o Dia das Mães, principal data para o varejo brasileiro depois do Natal. Segundo Miguel Faria, presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), para se destacar da concorrência e garantir boas vendas é essencial aos comerciantes se reinventar.

Segundo ele, é necessário planejamento e criatividade dos lojistas para oferecer produtos atrativos e com preços mais acessíveis. E mais: Preparar a equipe para lidar com o alto movimento seja com treinamentos ou orientações pontuais, convidar os clientes a escolherem e pesquisarem os presentes de Dia das Mães na sua loja, montar kits com condições especiais para vender ainda mais, decorar a loja, preparar o estoque são algumas das muitas ações que a CDL Uberaba sugere e que ajudam a atrair e a fidelizar um cliente durante essa importante data do calendário comercial.

De acordo com o dirigente lojista, o ticket médio das compras dos filhos para presentear suas mães deve girar em torno de R$ 100. Ele reforça projeção de um índice positivo para as vendas para o Dia das Mães, com um aumento da ordem de 3%, em relação ao ano passado. Entretanto, considera como “bom”, caso se mantenha a movimentação de 2014.

Miguel Faria citou, por fim, que os setores beneficiados devem ser os de vestuário, eletrônicos, jóias, flores, alimentação, perfume, calçados e acessórios, entre outros.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.