O diretor Comercial e de Expansão da CDL Uberaba, Ângelo Crema, e o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, foram entrevistados nesta segunda-feira, 09, no Programa "Falou & Disse", da TV Universitária, Canal 5, pela jornalista Élvia Morais. Temas como a posição de destaque do comércio uberabense na geração de empregos e os reflexos do novo sistema de transporte coletivo nos corredores comerciais da cidade foram abordados durante o programa, cujo titular é o apresentador Paulo Sarkis.
Vários temas foram abordados inclusive dos feriados que impactam no aumento do PIB municipal.O presidente da Aciu disse que este ano, serão mais de dez feriados nacionais e ainda alguns sancionados pelo município. Manoel explica que isso causa um impacto negativo para o PIB local. “Este ano, o calendário contará com diversos feriados. Precisamos aumentar o PIB e essa quantidade de feriados causará uma redução desse crescimento. Talvez, este ano, o PIB se iguale ao de 2014, que foi próximo a zero. Tivemos eleições, Copa do Mundo e tudo isso atrapalhou os negócios. O descanso é necessário e importante, mas desde que não interfira na atividade econômica. Precisamos trabalhar, principalmente em um país que está em pleno crescimento. Este é um alerta e, se conseguirmos diminuir a quantidade de feriados e começarmos pelo Carnaval, já estaremos colaborando para o crescimento do Brasil”, pontuou Manoel Rodrigues.
Já o diretor da CDL Ângelo Crema acrescentou que com o intuito de diminuir os prejuízos dos lojistas, em decorrência dos diversos feriados de 2015, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) enviou uma carta à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro Aloísio Mercadante para mudar as folgas para segundas-feiras. Assinada pelo presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, o documento destaca que o prejuízo do comércio do estado pode ultrapassar R$ 880 milhões.
Com informações da jornalista Carmen Amancio, assessora de Comunicação da Aciu