Por Lúcio Castellano
CDL Uberaba espera crescimento nas vendas e anuncia horário especial para as lojas de rua
O dia das mães é diferente todos os anos. Isso ocorre porque é uma data comemorativa móvel já que ele é comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio. Desta forma o dia das mães sempre será no mês de maio mas pode cair em dia diferente do mês. Em 2010 o dia das mães será festejado no dia 09 de maio em um domingo. O Brasil adota essa regra da mesma forma que países como a Áustria, Alemanha, Itália, etc. Quem mora em Portugal comemora o dia das mães no primeiro domingo do mês de maio. Desta forma existem países onde o dia das mães ocorre em datas variáveis e em outros países em datas fixas no calendário. A determinação de quando seria comemorado o dia das mães no Brasil ocorreu em 1932 quando Getúlio Vargas definiu a data por decreto.
O presidente da CDL Uberaba, Fúlvio Ferreira, mantém otimismo quanto ao movimento de vendas motivado pelo Dia das Mães. E explica:
"Nossa expectativa é a melhor possível. Em 2009 ainda se falava em crise. Já em 2010 se fala em crescimento, em produção e em novos investimentos. Isto, para a população, se traduz em consumo. E o Dia das Mães é uma data com excelente apelo sentimental".
Quanto a promoção da data sazonal por parte da CDL Uberaba, Fúlvio informa:
"Institucionalmente, a CDL divulgará a data através de campanhas publicitárias e, também, os horários de funcionamento do comércio. Várias empresas que comercializam produtos relacionados com as mães já iniciaram promoções visando trazer os filhos às compras".
Sobre a adoção de horário especial, Fúlvio anunciou:
"Na véspera do Dia das Mães, ou seja, no sábado, dia 08, o comércio de rua estará de portas abertas no horário das 9h às 19h, com a finalidade de oferecer maior comodidade para os filhos comprarem os presentes". A medida segue convenção coletiva de trabalho firmada entre os sindicatos do Comércio Varejista de Uberaba e dos Empregados do Comércio de Uberaba.
E, quanto a importância do Dia das Mães para o comércio lojista, Fúlvio destacou:
"O Dia das Mães é a melhor data comercial do ano depois do Natal. É o momento das lojas venderem bem, isto é, com prudência e cautela sabendo que boa venda é aquela que garante o recebimento".