Por Lúcio Castellano  

Uma comitiva com lideranças políticas e do agronegócio de Uberaba participa nesta sexta-feira, dia 05 de abril, em Santos – SP, da inauguração do Tiplam, porto marítimo da VLI, naquele município. Cerca de 80% da demanda do porto é proveniente da região de Uberaba. A CDL Uberaba estará representada pelo presidente Fúlvio Ferreira.

O grupo uberabense contará com as presenças do prefeito Paulo Piau, secretários do Agronegócio, Luiz Carlos Saad e José Renato Gomes, do Desenvolvimento Econômico e Turismo, além de representantes da Aciu, CDL, Fiemg, Certrim e Sindicato Rural, dentre outros. A inauguração do porto se estenderá com programação durante todo o dia cinco.

Como ressalta o titular da Sagri, Luiz Carlos Saad o porto é extremamente importante para Uberaba, afinal cerca de 80% do que ele exporta sai da nossa região no tocante a produção de grãos e cana de açúcar. O secretário destaca que o terminal de Uberaba faz a captação da maioria da produção de soja dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Triângulo Mineiro, que junto com o açúcar, vai para Santos pelo sistema ferroviário.

Ele entende que o novo porto trará ainda mais vantagens para os produtores desta região, sobretudo no que se refere à agilidade da comercialização e melhores preços.

Saad ressalta que esta melhoria é significativa diante da produção que registra Uberaba no momento. “Primeiro lugar do Brasil no plantio e produção de cana de açúcar e terceiro colocado do país na produção de soja,” relata o secretário apontando que em 2016 o município produziu 258 mil toneladas de soja e agora, a perspectiva é que a safra colhida bata na casa das 324 mil toneladas do produto.

Por outro lado, Luiz Saad comemora a participação da Prefeitura de Uberaba na Expozebu 2017. “Está sendo fundamental para divulgar o potencial do município, gerando expectativas de investimentos em todos os flancos em nossa região, seja na logística, indústria de transformação e compra de terras para produção agropecuária,” destaca o secretário.

Fonte: Rubério Santos / Assessor de Imprensa, com adaptações no texto

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.