As fake news, ou as notícias falsas - em tradução literal, já mostraram o que podem fazer no âmbito político. Por se tratarem de informações e fatos destorcidos, elas são capazes de formar opiniões e influenciar decisões.
Mas essa influência vai muito além da política. O Ministério da Saúde, por exemplo, criou um setor específico para monitorar a disseminação de fake news sobre a área, já que isso tem influência direta em como a população irá se cuidar. E dependendo do teor das notícias falsas, elas impactam também nos hábitos de consumo da população.
Um terço das empresas já foram alvo de publicações de fake news. E entre os setores impactados, 57% sofreram prejuízos econômicos, de acordo com estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
Mesmo com números tão alarmantes, 67% das empresas que participaram do estudo não possuem uma estratégia para lidar com as fake news.
Como evitar que sua empresa seja afetada pelas fake news
O site americano Tucker Hall selecionou algumas dicas para não ser prejudicado ou surpreendido por notícias falsas:
Checar a fonte
Notícias falsas não são divulgadas por jornalistas respeitáveis ou em meios de comunicação tradicionais importantes, mas sim por operadores de canais de redes sociais e blogs diversos. As fake news até possuem fontes, mas são vagas, genéricas e geralmente não são rastreáveis.
Monitorar
Para impedir que notícias falsas sobre sua empresa se espalhem rapidamente monitore constantemente as redes sociais. Uma das maneiras para facilitar esse trabalho é por meio das alertas do Google. Você pode configurar para que o Google envie um e-mail ou notificação sempre que o nome da sua marca for mencionado online. Quanto antes você conseguir tirá-la do ar, menos pessoas serão alcançadas. Portanto, seu objetivo é impedir, o mais rápido possível, que a informação se propague.
Denunciar e se posicionar
Se encontrar qualquer fake news da sua empresa nas redes sociais, você pode solicitar que ela seja retirada imediatamente. É importante fazer uma postagem oficial negando determinada notícia publicada. Use todos os canais de comunicação da sua empresa para se posicionar.
Embora a propagação de algumas fake news constituam uma conduta ilegal, do ponto de vista das leis em vigor, como discurso de ódio, incitação à violência, terrorismo e difamação, sendo mais fáceis de serem denunciadas e removidas, outras podem ter efeitos prejudiciais para a sociedade, sem serem necessariamente ilegais. Por isso, é preciso um esforço da sociedade para parar a disseminação de tal conteúdo, já que ameaçam até a própria democracia.
Fonte: FCDL-MG