(*) Fúlvio Ferreira

Realmente é difícil conhecer todos os seus clientes. Cada um possui uma realidade, um gosto e uma vontade.
Porém isso não é motivo para justificar um atendimento linear, padronizado e frio. Muito ao contrário, deve ser um incentivo para buscar um atendimento onde cada profissional das vendas consiga escanear, através de perguntas e de muita sensibilidade, as reais necessidades dos clientes, bem como os seus gostos e valores.
De posse de informações o vendedor poderá ser assertivo nas suas afirmações e oferecer o produto e serviço mais próximo possível das expectativas dos clientes. Em outras palavras, com pouca munição conseguirá acertar no alvo.
Contudo, para que isso ocorra, será necessário muito treinamento e capacitação aliado a vontade de acertar, a vontade de servir. Não basta uma coisa ou outra, é importante as duas: habilidades e muito zelo para com o cliente. E tanto uma competência quanto outra precisam ser constantemente aprimoradas, isto é, participar frequentemente de cursos e palestras bem como estar vigilante e atento nas palavras, nas feições e no sorriso. Só assim o vendedor será cada vez mais competente, assertivo e dinâmico. E já está provado, quando o cliente encontra com um vendedor que é profissional ele compra e compra muito e indica a empresa para o seu círculo de relacionamento, inclusive nas Redes Sociais.

(*) Fúlvio Ferreira - ex-presidente da CDL Uberaba e vice-presidente da Federação das CDL's de Minas Gerais. Empresário, palestrante e treinador de equipes.