Na última terça-feira, 13 de janeiro, foram discutidos na NRF 2015 temas relacionados ao comportamento estratégico do varejo.  Fúlvio Ferreira, conselheiro da CDL Uberaba, integra a comitiva da FCDL-MG, entidade da qual ele também é diretor.

No Painel, a Nova Divisão Digital ficou evidente que a tecnologia está mudando rapidamente o comportamento dos consumidores e isso vem reformulando o posicionamento dos varejistas.

Segundo pesquisa da Deloitte Consultoria, a sociedade em geral abraçou o uso intensivo das mídias sociais, de forma que existe uma demanda por melhor funcionalidade no uso dos canais de internet. A dicotomia entre oferta mais informações versus maior facilidade de navegação, coloca uma nova condição para os canais de mídia social.

Foi amplamente defendida também a ideia de que hoje fazemos parte de uma "família global", onde os clientes também ajudam as empresas a crescerem nos seus mercados. Essa condição reflete o engajamento dos clientes no mundo digital.

Nesse mundo é fundamental que o varejista conheça profundamente o seu cliente para ajudá-lo a solucionar seus problemas e surpreendê-lo.

O cliente deixa de ser um consumidor de produtos e passa a ser demandador de soluções. E ainda quer vivenciar uma experiência de compra com satisfação.

Isso significa que o varejista deve oferecer aos clientes os diversos canais de compra, seja na própria loja, seja nas lojas virtuais.

...............................................................................................................................................................................

FCDL-MG integra Missão Empresarial Mineira na convenção mundial do varejo

A FCDL-MG está presente no maior evento de varejo mundial, o Retail’s Big Show, que está acontecendo em Nova Iorque, desde o dia 11 de janeiro. A Federação integra a comitiva de lojistas mineiros que compõe a Missão Empresarial Mineira do SEBRAE-MG na Convenção Mundial do setor varejista, promovida pela Federação Nacional do Varejo (NRF) dos Estados Unidos.

O evento que começou ontem, domingo (11/01/15) e termina na quarta-feira (14/01/15), reúne, em sua 104ª edição, milhares de executivos tomadores de decisão.

Os participantes terão a oportunidade de vivenciar quatro dias de conteúdo (com palestras simultâneas), networking em todas as atividades e atualização de tendências, tecnologias e soluções com a Expo Hall (área de exposições).

Minas em NY

Na delegação mineira em visita à NRF deste ano, um grupo de 38 pessoas, entre eles pequenos empresários, lideranças e empresários atuantes e membros de alguma federação, estão tendo acesso às informações importantes e vendo de perto como funciona o varejo americano.

A expectativa é que 1.400 brasileiros participem do evento. Desses participantes, 300 líderes empresariais de todo o País são levados pela CNDL.

O grande show do varejo

Realizado desde 1911, este ano promete! Um verdadeiro exercício de futurologia é esperado para a feira, com as apresentações e "test drives" de novidades tecnológicas de 520 fornecedores de diversas áreas.

A NRF também oferece uma programação com 70 conferencistas.

Entre os destaques deste ano, estão as lições dadas pelo esporte ao varejo, com a construção de impérios milionários e consumidores apaixonados por grandes marcas.

Uma das novidades é a apresentação de conhecimentos de Big Data (armazenamento de dados em maior velocidade) para entregar uma nova classe de experiências personalizadas.

A psicologia do esporte e sua capacidade de criação de fãs e equipes engajadas é outro sonho do comércio.

Entre as estrelas que mostrarão estas experiências, estão Oliver Bierhoff, diretor da seleção alemã de futebol; Stacey Allaster, presidente da Associação de Tênis Feminino e Mark Tatum, presidente da Associação Norte-Americana de Basquete.

Não consta na programação ninguém da área esportiva brasileira.

Na edição de 2014, 30.269 pessoas estiveram presentes, entre elas altos executivos e presidência de empresas.

Além disso, foram representados 86 países, sendo que o maior número internacional do evento foi o Brasil com 1.652 pessoas. É o evento internacional mais visitado por varejistas brasileiros.

Fonte: Portal FCDL-MG

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.