De acordo com pesquisa sobre mercado de meios eletrônicos de pagamentos realizada no ano passado pela Abecs, 20,4 milhões de pessoas possuem algum meio eletrônico de pagamento. Hoje, existem soluções de pagamentos móveis oferecidas tanto de bancos quanto de startups voltadas para profissionais liberais, microempreendedores e lojistas.
De acordo com pesquisa sobre mercado de meios eletrônicos de pagamentos realizada no ano passado pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), 20,4 milhões de pessoas possuem algum meio eletrônico de pagamento.
A pesquisa também revelou que estabelecimentos comerciais consultados pela entidade têm preferência pelo cartão de débito, mas o cartão de crédito tem maior participação no faturamento médio.
Com a popularização do uso de SMARTPHONES e tablets, o pequeno empresário pode optar pelo pagamento móvel para não perder a clientela. Antes de transformar o celular em maquininha de cartão, é importante pesquisar as opções do mercado. Veja abaixo os detalhes de quatro soluções deste tipo.
Cielo Mobile O Cielo Mobile é uma solução da Cielo voltada para profissionais liberais, microempreendedores e lojistas. O empresário pode escolher entre usar o serviço somente por meio de transação digitada no SMARTPHONE ou tablet ou por meio de um leitor de cartão acoplado ao aparelho.
O aplicativo e o leitor de cartões da marca são compatíveis com os sistemas Android e iOS e podem ser utilizados em tablets e smartphones. O download é gratuito e o custo para utilizar o leitor é de R$ 11,90 ao mês. São aceitos pagamentos nas modalidades crédito, débito, crediário e voucher (vales-refeição e alimentação).
PagSeguro O PagSeguro oferece o serviço através de leitores de cartão. O leitor de crédito é compatível com os sistemas Android, iOS e Windows Phone e o de débito funciona nos sistemas Android e iOS. O download do aplicativo é gratuito.
O leitor que aceita pagamentos por cartão de crédito custa 118,80 reais, já o leitor que aceita pagamentos de crédito e débito custa 430,80 reais. As taxas variam de acordo com o prazo de recebimento das transações. Os pagamentos parcelados possuem uma taxa de 1,99% por parcela e a taxa para venda na internet é de 4,99%.
iZettle A iZettle é uma empresa sueca de pagamentos móveis. No Brasil, a marca tem dois dispositivos com funções e objetivos diferentes. O custo para ter um leitor de cartão vai de 99 (apenas função crédito) a 420 reais (crédito e débito). São aceitos cartões das bandeiras Visa e MASTERCARD.
O aplicativo é compatível com os sistemas Android e iOS e a lista dos smartphones compatíveis pode ser acessada no site da empresa.
Veja abaixo a tabela com as taxas por transação, no caso do crédito parcelado há um custo adicional de 1% por parcela acrescentada. O pequeno empresário recebe os pagamentos em até dois dias úteis.
Payleven Fundada em 2012, a payleven está presente em vários países. Além da solução de pagamento móvel, a marca também oferece software para fazer a gestão do fluxo de caixa e estoque.
O leitor de cartões de débito e crédito tem um custo de 418,80 reais. O sistema é compatível com Android e é utilizado via bluetooth. Veja tabela abaixo com o valor das taxas por transação.
No crédito parcelado, há um acréscimo de 1,30% por parcela. O empresário recebe os pagamentos por meio de sua conta bancária. Para pagamentos realizados pelo débito, o usuário recebe em até dois dias úteis. No caso do crédito à vista existem duas opções: receber tudo em 30 dias ou em até dois dias úteis.
A solução aceita as bandeiras Visa, MASTERCARD , Diners Club e Discover.
Fonte: Varejo 1