Por Lúcio Castellano
O lojista uberabense Fúlvio Ferreira (foto), membro do Conselho Superior da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) e diretor Especial da Federação das CDLs de Minas Gerais, além de palestrante e consultor em comércio varejista, integra a comitiva de lojistas mineiros que participa do Retail’s Big Show, em Nova Iorque. Pelo quarto ano consecutivo, ele integra a Missão Empresarial Mineira nessa Convenção Mundial do setor, promovida pela Federação Nacional do Varejo (NRF) dos Estados Unidos.
A NRF Big Show é o maior evento de varejo no mundo e reúne milhares de executivos tomadores de decisão, este ano já é a sua edição de número 104. O evento inicia no domingo (11/01/15) e termina na quarta-feira (14/01/15). São 4 dias de conteúdo (com palestras simultâneas), networking em todas as atividades e atualização de tendências, tecnologias e soluções com a Expo Hall (área de exposições). Este ano a área de exposições estará aberta mais um dia, de domingo (11/01/15) a terça-feira (13/01/15).
Em 2014, o evento reuniu 30.269 pessoas, 60% do público geral do evento foi formado por altos executivos e presidência de empresas. Além disso, foram representados 86 países, sendo que o maior número internacional do evento foi o Brasil com 1.652 pessoas. É o evento internacional mais visitado por varejistas brasileiros. Na programação foram: 100 horas de conteúdo, 278 palestrantes, 1 ex-presidente, 8.600 downloads de aplicativos feitos pelo celular e 113 sessões educacionais.
A delegação mineira é formada por um grupo de 38 pessoas e o foco é levar pequenos empresários para que eles tenham acesso a informação e para que possam ver como funciona o varejo americano. A comitiva é integrada, ainda, por lideranças e empresários atuantes e que são membros de alguma federação. A delegação brasileira costuma ser uma das maiores: a expectativa é de 1.400 pessoas. Somente a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) leva um grupo de 300 líderes empresariais de todo o País.
A China se transformou em um grande laboratório do varejo mundial, mas os Estados Unidos ainda concentram os lançamentos de tendências baseadas em estudos da indústria. Por essa razão, todos os inícios de ano, lideranças do comércio de várias partes do mundo se concentram para participar da National Retail Federation (NRF). A edição 2015 da NRF começa domingo e vai até quarta-feira, no Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York.
Evolução secular - O evento é conhecido como "Retail’s Big Show", ou "grande show do varejo", e acontece desde 1911. Para esta edição, são aguardados cerca de 30 mil profissionais da área de indústria. Um verdadeiro exercício de futurologia é esperado para a feira, com as apresentações e "test drives" de novidades tecnológicas de 520 fornecedores de diversas áreas. A NRF também oferece uma programação com 70 conferencistas. Entre os destaques deste ano, estão as lições dadas pelo esporte ao varejo, com a construção de impérios milionários e consumidores apaixonados por grandes marcas. Uma das novidades é a apresentação de conhecimentos de Big Data (armazenamento de dados em maior velocidade) para entregar uma nova classe de experiências personalizadas. A psicologia do esporte e sua capacidade de criação de fãs e equipes engajadas é outro sonho do comércio. Entre as estrelas que mostrarão estas experiências, estão Oliver Bierhoff, diretor da seleção alemã de futebol; Stacey Allaster, presidente da Associação de Tênis Feminino e Mark Tatum, presidente da Associação Norte-Americana de Basquete. Não consta na programação ninguém da área esportiva brasileira.