Por:  - Varejo S.A.

Nos dias de hoje, o consumidor está fazendo compras de forma mais intencional em uma jornada mais imprevisível, como bem sabemos. Isso exige das marcas mais que bons produtos e serviços: é necessário criar conexão e identificação com o público, oferecendo uma experiência memorável e compartilhando valores e objetivos.

Neste cenário, a comunicação entre marcas e consumidores é essencial para os resultados e sobrevivência do negócio. Ou seja, o conteúdo e as redes sociais tornaram-se parte central na maneira como as empresas se relacionam com o seu consumidor, especialmente no segmento de Moda e Beleza, para o qual o YouTube tem se mostrado a plataforma ideal para criar conexões mais profundas e eficientes com os clientes.

De maneira geral, a internet tem um papel fundamental na jornada de decisão do consumidor, como também bem sabemos. Segundo a pesquisa ‘Marketing Insights – Beauty’, realizado pelo Google em parceria com Offerwise, 61% das pessoas utilizam a Busca do Google para encontrar informações sobre artigos de beleza; e 73% utilizam o YouTube. O estudo ouviu, em abril deste ano, 2 mil brasileiros.

Em 2022, as pesquisas relacionadas à beleza cresceram 14%, e as de moda 7%, superando o aumento da média de buscas totais do Google no Brasil. O país ocupa o terceiro lugar mundial em interesse por essas categorias, ficando atrás apenas de Estados Unidos e Japão, mostra outro estudo realizado pela gigante de tecnologia em 2023.

Além disso, as perspectivas para o setor são positivas: 83% das pessoas pretendem manter ou aumentar as compras de produtos de beleza no próximo ano e 68% têm a mesma intenção com os artigos de moda. Nos últimos 12 meses, 76% dos consumidores de beleza dizem ter comprado seus produtos de marcas de influenciadoras – inclusive, a maioria produz conteúdo para o Youtube.

É importante destacar que 4 das 10 marcas de maquiagem mais procuradas no Google são de influenciadoras, e o Google ainda reforça que são essas as marcas que mais crescem em interesse.

Conteúdos que conectam
O levantamento mostra que os conteúdos com maior volume de buscas trazem inspirações de estilos e looks, explicam de que forma os produtos atendem às necessidades dos clientes e indicam os melhores locais de compra. Por outro lado, a maioria das buscas relacionadas a moda e beleza não são atreladas a nenhuma marca.

Isso reforça que as pessoas usam as plataformas para explorar e conhecer novos produtos. Por isso, produzir conteúdo com caráter inspiracional ou apresentando as possibilidades de um produto, pode ser uma oportunidade certeira para construir conexões com possíveis consumidores.

Neste caso, a produção de vídeos para o Youtube e outras redes sociais pode ser uma boa estratégia, pois permite a marca trabalhar a conexão, de participar do processo de descoberta dos produtos e de influenciar a percepção sobre o custo-benefício. Além disso, os produtos audiovisuais ajudam a entender a melhor forma de usar os produtos e até apresentar os valores e missão da empresa, o que é fundamental na atual jornada de compra e venda. Tem, portanto, um potencial criativo enorme, possibilitando que as empresas criem formatos diversos para engajar o público-alvo.

Com informações do Think With Google.