Por Lúcio Castellano

Balanço divulgado pelo SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito) registrou aumento de 1,26% nas consultas ao banco de dados no mês de dezembro de 2016 se comparado com igual período do ano anterior. O Natal é a principal data para o comércio varejista e em 2016 verificou-se uma ligeira elevação nas vendas comparando com o Natal de 2015.  O SPC Uberaba é mantido pela parceria CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). Os dados foram liberados pelo presidente da CDL, Fúlvio Ferreira.

Segundo o dirigente lojista, o resultado pode ser considerado como “animador”, diante do quadro econômico e político nacional do ano passado, o que pode aumentar a confiança dos empresários para 2017, observou. Na realidade, disse Fúlvio, na movimentação de vendas natalinas, pôde ser constatado um considerável nível de variação de resultados com base no segmento e nas estratégias utilizadas por cada empresa.

Ele destacou, ainda, que a criatividade, promoções, atendimento e opções diversificadas de presentes ajudaram os lojistas a driblar o cenário fez a diferença em muitos casos. Citou que, na véspera de Natal e, ao longo de toda semana que antecedeu à data sazonal, foi bom o movimento nas lojas, comprovando as pesquisas anteriores, muita gente deixou para comprar na última hora.

Por outro lado, o SPC Uberaba apurou que, em dezembro, a quantidade de novos consumidores incluídos como inadimplentes apresentou queda de (-) 6,10%, configurando-se tendência dos consumidores evitarem atraso nos pagamentos de compras anteriores. Ao mesmo tempo, diminuiu em (-) 3,91% o volume de pessoas que estavam registradas e excluíram seus nomes da lista de inadimplência junto ao serviço. “O uberabense é muito bom pagador e tem procurado fazer compras, de acordo com a sua capacidade de endividamento, além evitar prazo alongado na compra parcelada”, concluiu.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.