Por Lúcio Castellano

Relatório também aponta maior volume de consumidores que quitaram dívidas e foram excluídos do sistema

 

O SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito) registrou crescimento no volume de consultas nos cinco primeiros meses de 2017 em comparação com igual período do ano passado. O avanço foi de (+) 9,79% no acumulado.  As inclusões (pessoas que não honraram os prazos de pagamentos de compras a prazo e foram incluídas no sistema) caíram (-) 21,71% As exclusões (consumidores que quitaram seus débitos e limparam o nome) foram (-) 15,99% menores.

De acordo com o levantamento divulgado nesta quinta-feira (8) pelo presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), FúlvioFerreira, no comparativo de maio deste ano com maio-16, a alta foi de (+18,10%) no total de consultas atendidas pelo órgão. Houve redução de (-) 33,42% nas inclusões de novos inadimplentes, enquanto ficou estável o percentual de exclusões.

“Isso demonstra recuperação da economia e maior profissionalização de todas as empresas que estão passando por essa crise. A dificuldade está trazendo profissionalismo para todos nós. Isso nos enche de otimismo para o segundo semestre e, também, de responsabilidade para que continuemos trabalhando e fazendo o dever de casa. Cada lojista. Cada empresário cuidando muito bem do seu negócio e, em especial, do seu cliente”, afirmou.

O SPC Uberaba é mantido pela CDL em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba). “Os números são extremamente positivos e mostram como foi bom o mês passado”, comentou Fúlvio, ao argumentar que 2016 foi um ano “fraco e atípico”, mas que o balanço foi favorável ao setor do varejo e da área de prestação de serviços.

Polarização regional

Ainda pelo balanço do SPC, argumentou o dirigente lojista, “tivemos muito mais clientes comprando”, ao lembrar a condição da cidade como pólo regional.  “Uberaba tem vendido para os clientes daqui e cada vez mais se torna referência para consumidores de outras cidades em busca de serviços e produtos”, reforçou.

Ao avaliar que mais pessoas tiveram seus nomes excluídos do SPC, Fúlvio pontuou que isso significa, entre outras coisas, a chegada dos recursos do Fundo de Garantia inativo. “Muita gente pegou esse dinheiro novo --e que não esperado-- e foi até as lojas para quitar contas. Agora estão com seus nomes livres e voltaram a ser adimplentes para fazer novas compras e com o nome em dia. Cabe dizer, ainda, que menos pessoas foram para a lista de inclusões do SPC . O uberabense está voltando com aquela característica que sempre foi dele, ou seja, de ser bom pagador”.

 “Esperamos que a economia prossiga no processo de retomada e  de crescimento, porque é bom para todos”, finalizou o dirigente lojista.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.