Por Lúcio Castellano  

Nos primeiros oito meses do ano, o número de consumidores inadimplentes cresceu, mas subiu, também, o volume daqueles que cancelaram registros e quitaram débitos

 

miguel fariaO número de consultas para vendas a prazo do banco de dados do SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba), teve um recuo de (-) 8,30% de janeiro a agosto deste ano na comparação com o mesmo período de 2.014.

Ao divulgar o balanço nesta terça-feira (08), o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria (foto), analisou que as empresas associadas às duas entidades consultaram menos. E explicou: “É resultado do menor volume de vendas parceladas feitas diretamente nas lojas, através de carnê e boleto. As compras a prazo, com cartões de crédito, continuam em ritmo crescente no mercado”.

Os registros de novos inadimplentes, também no comparativo janeiro-agosto, tiveram incremento de (+) 2,16%, que, de acordo com a análise de Miguel Faria “são mais pessoas endividadas e com nomes registrados no SPC Uberaba”. Ainda segundo ele, é reflexo da atual conjuntura da economia, além do índice de desemprego crescente e mais consumidores com dificuldades financeiras para arcar com seus compromissos.

Corrida contra juros altos

No entanto, o interessante conforme Miguel Faria, diz respeito ao aumento de (+) 3,13% no total de consumidores que quitaram dívidas e tiveram seus nomes excluídos dos registros do SPC.  Indagado sobre o significado da elevação nos cancelamentos de clientes registrados no serviço, ele expôs tratar-se “da preocupação com as altíssimas taxas de juros, além de boa parte comprando à vista, retirando reservas da caderneta de poupança e isso é muito salutar para o mercado”.

Diante desse resultado apurado pelo SPC, o presidente da CDL Uberaba sugeriu algumas medidas que as empresas deveriam adotar como forma de frear as inclusões de novos consumidores negativados, dentre as quais, cadastro completo e com sustentabilidade dos clientes, bem como consulta ao serviço antes da concretização de vendas.

Quanto sua expectativa para o último quadrimestre de 2015, Miguel Faria, embora diante das dificuldades econômicas do País, se diz otimista, ao argumentar que: “Devemos investir no nosso negócio, acreditar que o País tem solução e não depender somente dos dirigentes da Nação. Temos que trabalhar com profissionalismo e fazer a nossa parte.”

Ao finalizar disse que o segmento lojista e de serviços espera que surja um alento nesses últimos quatro meses do ano, para que feche 2015, pelo menos, com estabilidade nos negócios. “A economia está em frangalhos, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. Mas, aqui, somam-se a divergência e a incerteza política que atrapalham muito. Um pouco psicológico e um pouco realmente pela falta de dinheiro e de crédito, além dos altos níveis de desemprego e a intenção do governo de aumentar ainda mais a carga de impostos”.

Sobre SPC Uberaba

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Uberaba) faz parte do SPC Brasil que é o maior banco de informações sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina, tendo acesso a dados de mais de um milhão de empresas de todos os segmentos da economia e dos residentes nas 27 unidades federativas.

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