Por Lúcio Castellano
O SPC Uberaba (Serviço de Proteção ao Crédito), de certa forma, avalia como “positivo” o primeiro trimestre de 2016. Numa ponta, apurou o aumento no número de registros de inadimplentes. Significa que o lojista está muito focado nos seus negócios. Em outra ponta e “extremamente favorável”, o cliente está num ritmo ascendente de cancelamento de registro como incluído no sistema. Em Uberaba, o SPC é mantido pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).
Ao comentar sobre o balanço do SPC nesses primeiros três meses do ano, o presidente da CDL, Fulvio Ferreira, citou, inicialmente, que, para a sobrevivência do negócio, é primordial a atenção para que inadimplentes sejam inscritos o quanto antes. “O cliente atrasou o pagamento, já entra com a cobrança e encaminha o nome do devedor para o banco de dados do serviço”, diz.
Contudo, o consumidor uberabense procura honrar seus débitos nas empresas. “Assim, nós tivemos no acumulado janeiro-abril deste ano um aumento de (+) 24,21%, no volume de pessoas excluídas do SPC. O resultado é muito positivo. As famílias, apesar de tudo, seguem processo de organização financeira, através do pagamento de contas anteriores”, observou o dirigente lojista.
De outra parte, o percentual de crescimento na exclusão de consumidores incluídos no SPC Uberaba foi de (+) 22,2%, em relação ao primeiro trimestre de 2015. Face ao resultado, Fulvio avaliou: “Demonstra, portanto, a atenção do empresário diante os créditos concedidos pela sua empresa”.
O aumento do desemprego, das taxas de inflação elevadas, do crédito mais caro e do baixo grau de confiança do consumidor. São itens que configuram o quadro de preocupação do setor comercial e da sociedade brasileira como um todo. “O comércio sofre bastante com esse momento. Alguns segmentos sofrem mais. Outros, menos e, outros ainda, até apresentam relativo crescimento. Tudo vai depender da administração da firma, do ramo e da segmentação. Depende, em especial, da necessidade da empresa em fazer promoções, cuidar das questões administrativas e zelar muito bem do seu cliente e, claro, divulgar na mídia impressa e eletrônica o que oferece ao mercado. Esse conjunto de fatores, nós podemos chamar de gestão. Quanto mais positiva e mais proativa a visão, melhor será o resultado auferido pelo empreendedor”, finalizou Fulvio Ferreira.