Por Lúcio Castellano
Iniciativa vai oferecer condições especiais para aqueles que estão com o crédito comprometido
A CDL Uberaba, em parceria com o Procon Uberaba, realiza no período de 10 a 31 de março próximo, a uma campanha com o objetivo de recuperar recursos para os empresários e ao mesmo tempo, proporcionar ao consumidor inadimplente a oportunidade de regularizar sua situação e voltar a ter crédito. Detalhes foram acertados com a coordenadora do órgão, Eclair Gonçalves Gomes.
De acordo com informação enviada aos associados, a sugestão apresentada pela entidade é que seja cobrado 2% de juros ao mês para dívidas vencidas até 06 (seis) meses e 1% de juros ao mês, para dívidas vencidas há mais de 06 (seis) meses. Em casos de dívidas antigas, a CDL Uberaba sugere seja concedido desconto até no capital.
Se houver parcelamento de dívida, com assinatura de novo documento de credito, é necessário que o credor (empresa) cancele o registro no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), logo após o pagamento da primeira parcela. No caso do consumidor não honrar o parcelamento, o registro no SPC pode ser feito novamente pelo saldo da dívida.
A CDL Uberaba, no decorrer da campanha, irá disponibilizar funcionários para auxiliar o Procon no sentido de intermediar , via telefone, contato entre devedor e credor para facilitar acordos.
Essa campanha não tem qualquer custo para associados da CDL Uberaba. Sugere que os empresários enviem cartas aos seus clientes inadimplentes informando da campanha e convidando-os a vir na empresa ou no Procon Uberaba acertar o débito. Se tiver condições de oferecer desconto integral de juros, de valores ou outro diferencial, deve constar na carta, cujo modelo estará disponibilizado no site da CDL www.cdluberaba.com.br