Por Lúcio Castellano

Os segmentos líderes de vendas nesse final de ano deverão ser os setores de confecções, calçados, eletroeletrônicos, perfumaria, brinquedo e móveis. No momento as empresas começam a preparar seus estoques para as vendas de final de ano e, principalmente, treinar as equipes de colaboradores, além da contratação de temporários.

Em consulta feita junto a dez empresários associados à entidade que contrataram temporários, ano passado, apenas dois manifestaram interesse em efetivar contratações agora em 2015, informou o presidente da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas). De acordo com Miguel Faria, “com as incertezas atuais na economia, bem como o quadro político atual, os comerciantes trocam a dispensa de funcionários pela capacitação deles para que façam algo mais para suas empresas, em dezembro”.

Dependendo do segmento, algumas empresas irão contratar, sinalizou o dirigente lojista, ao destacar que a CDL Uberaba, também preocupada com o movimento de final de ano, vai dar continuidade à programação de cursos e treinamentos, em novembro, para que os contratados estejam comprometidos com o atendimento na demanda do Natal, considerada a principal data sazonal para o comércio. A programação visa atender inclusive aqueles que estão na empresa e, assim, possam aproveitar melhor um esperado crescimento de vendas em dezembro.

“Que novembro, com a liberação da primeira parcela do 13º salário, nos traga um alento e crescimento em faturamento. Isso ajudará a incrementar as vendas no comércio. O volume de contratação de temporários não será igual aos anos anteriores, mas algumas empresas irão contratar”, diz, ao recomendar aos que buscam oportunidade de trabalho e que possuam um bom currículo, procurem as empresas e possam disputar as vagas temporárias que vierem a ser abertas. Lembrou que após o período temporário, algumas pessoas são contratadas em definitivo.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.