José César

Por Lúcio Castellano

Eentre os dias 23 e 26 de maio, a FCDL-MG realizou, com exito total, a 22ª Convenção Estadual do Comércio Lojista e 10º Encontro de Profissionais das CDLs Mineiras. Uberaba marcou presença com expressiva delegação tendo à frente o presidente da CDL, Miguel Faria.

“Vimos muitas tendências de mercado.  Foi um aprendizado muito interessante para os lojistas uberabenses que lá compareceram. Os colaboradores também tiveram a oportunidade de aprender e aprimorar as técnicas de cooperativismo, além de como oferecer novos produtos e proporcionar um melhor tratamento aos nossos associados. O foco central da entidade [CDL] é ser parceira dos lojistas uberabenses”, observou Miguel Faria em seu retorno a Uberaba.

Pelos contatos mantidos com os demais dirigentes lojistas, Miguel Faria diz que o momento para o varejo é de crescimento. Porém, salientou que a preocupação é geral com a carga “tributária altíssima e burocracia excessiva”.

Em seguida comentou ter sido elogiada a decisão do Governo Federal de criar a Secretaria da Micro e Pequena Empresa. “As CDLs pleitearam que o Governo do Estado crie uma Pasta para atender esse segmento, o mesmo acontecendo como os municípios, tudo para que olhem com carinho os micro e pequenos empresários das comunidades mineiras”, diz.

Miguel Faria citou que dentre as experiências apresentadas no evento, a CDL Uberaba poderá adotar alguns modelos de parcerias e novos cursos de treinamento e qualificação, várias novidades na área de gestão e, para 2014, concorrer com uma representante uberabense no Miss Comerciária Mineira.

De outra parte, falou da próxima data sazonal. O Dia dos Namorados – 12 de junho. A expectativa dos lojistas mineiros é de crescimento nas vendas, entre  6% e 7% em relação a 2012. No entanto, para se alcançar essa marca, a receita, conforme Miguel Faria, é: “Lojas preparadas e investimento em propaganda e marketing. Afinal, é a terceira melhor data para o comércio”.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.