Por Lúcio Castellano
As vendas do comércio local no período da Copa do Mundo poderão ter incremento, especialmente se a Seleção Brasileira continuar a obter vitórias e participar de fases ainda mais decisivas do torneio. É o que estima a CDL Uberaba (Câmara dos Dirigentes Lojistas). Estudos feitos nacionalmente pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) indicam que os setores de souvenirs, bares e restaurantes, transporte e supermercados devem ser os mais impactados. Mas há perspectiva de melhora em diversos segmentos. A entidade projeta que aproximadamente 60 milhões de consumidores devem realizar gastos com produtos ou serviços relacionados ao campeonato, em todo o País.
A principal competição do futebol mundial está movimentando as vendas no comércio de todo o País e em Uberaba não poderia ser diferente, principalmente após a conquista da Seleção Brasileira para as quartas de final. Nesse período, os principais itens movimentados pelos torcedores incluem o consumo de alimentos na casa de amigos ou parentes e de bebidas na comemoração dos jogos. No caso das comidas, os tira-gostos, itens para churrasco, pipocas e salgados se posicionam entre os primeiros do ranking. Outros tipos de engajamento que fazem o torcedor brasileiro desembolsar durante a Copa do Mundo são compras de camisetas, uniformes e itens da seleção, decoração verde e amarela e compra de acessórios, como bonés, maquiagem e cornetas.
“A Copa do Mundo é um movimento festivo, principalmente para o povo brasileiro. Alguns consumidores se preparam e, com antecedência, adquirem produtos novos, em especial televisores. Os micro empreendedores, das áreas de bares e restaurantes, além de novas tvs ampliam investimentos beneficiando instalações para que o estabelecimento receba melhor seus clientes torcedores”, comenta o vice-presidente da CDL Uberaba, Ângelo Crema.
Segundo ele, a expectativa de segmentos específicos é de crescimento da ordem de 7% nas vendas até o final do torneio. Ângelo acrescenta que, nos dias seguintes às vitórias do Brasil, o movimento aumenta de forma significativa nas lojas. “É o que esperamos para este próximo final de semana, ou seja, com o selecionado brasileiro passando para a próxima fase da competição esportiva”, finaliza.