Por Lúcio Castellano

O coordenador do Complexo Regulador de Leitos da Cidade de Uberaba, médico Raelson de Lima Batista, em atendimento a convite a ele formulado pelo presidente da CDL Uberaba, Angelo Crema, participou de videoconferência com diretores da entidade nesta segunda-feira (27), para tratar da situação provocada pelo coronavírus na cidade.

Durante quase duas horas, o convidado explanou e respondeu a todas as questões formuladas pelos diretores da CDL sobre as ações de combate ao novo vírus, a estrutura disponível no município e, em especial, pontos de decretos municipais focados, em especial, no funcionamento dos setores do comércio e da prestação de serviços.

Outra pauta abordou a fiscalização, o controle de contato social e a presença de público nas ruas e no acesso a estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços.

Responsabilidade de todos. Para o médico Raelson Batista, as áreas do comércio e de serviços, através da CDL e da participação dos empresários locais, neste momento, no enfrentamento da pandemia da Covid-19, “tem papel importantíssimo”. Expòs que com esses segmentos a população pode ter uma responsabilidade redobrada com os cuidados de biossegurança.

Segundo ele, os empresários têm entendido quanto à importância de estarem diretamente envolvidos nestas ações de higiene, incluindo a utilização de máscaras, álcool em gel, lavar as mãos e evitar aglomerações, “nesse momento para a gente controlar a disseminação do vírus na cidade e dessa forma manter o equilíbrio para o atendimento e a assistência em nível hospitalar.

Na sua fala, o coordenador argumentou: “Uberaba tem um quantitativo de leitos para internação hospitalar e para terapia intensiva que permite atender a comunidade neste momento. Mas é claro que nós não podemos descuidar, em instante nenhum, e permitir que haja quantitativo acima da capacidade de atendimento instalado”, diz.

Raelson Batista, em seguida, destacou o significado do encontro virtual com os diretores da CDL: “Há muita responsabilidade e discussão sobre o assunto. As reuniões, como este encontro que aconteceu na noite desta segunda-feira, trazem muita importância, no sentido de poder discutir com calma e com a participação dos empresários também, com posicionamento técnico e científico que envolve a Covid-19; e, dessa forma, se analisar todas as perspectivas, possibilidades e todas as opções para que haja com segurança a avaliação de alternativas para o retorno de atividades de forma paulatina dentro da cidade de Uberaba”.

O presidente da CDL, Angelo Crema, ressaltou ter sido uma reunião de Diretoria muito importante, através de videoconferência e da qual participaram todos os diretores e, também, ex-presidentes que integram o Conselho Superior. “O Dr, Raelson, nosso convidado, está à frente da estrutura hospitalar no combate ao coronavírus. Ele tem o conhecimento técnico e científico, com relação aos enfermeiros, atendentes, médicos, leitos hospitalares e à retaguarda que foi montada para o combate ao novo vírus, no caso de uma epidemia generalizada na nossa cidade. Estamos lutando para que isso não aconteça”, diz.

Crema sinalizou que a reunião foi uma oportunidade para se esclarecer a todos os diretores que são donos de seus negócios. São empreendedores responsáveis pela geração de expressivo volume de empregos nos diversos bairros da cidade e que foram bem orientados de como devem conduzir as suas atividades e mobilizados para a não contaminação de colaboradores e clientes.

“Todos os participantes puderam tirar as suas dúvidas, por meio de esclarecimentos precisos. Ficamos satisfeitos com os resultados dessa reunião. Evento que poderá ser repetido quando necessário, conforme ficou acertado com o Dr. Raelson”, finalizou o dirigente lojista.


Gostou? Compartilhe nas redes sociais.