Por Lúcio Castellano
Diante da crise sanitária provocada pelo coronavírus, a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) criou um programa para assistir seus associados, através de atendimentos on-line e gratuito, a quem precisasse, a partir de sugestão apresentada pela diretora e psicóloga Vânia Magalhães Moreno Terra (foto).

Naquela oportunidade, segundo observa, várias pessoas enfrentavam, por exemplo, distanciamento social, caos econômico, futuro incerto, situações inusitadas, e infecção de pessoas próximas.
Foram atendidas cerca de 30 pessoas que receberam, em média, dois retornos. “Felizmente, não foi necessário nenhum encaminhamento médico”, disse.
Vânia Magalhães Moreno Terra diz acreditar ter sido uma contribuição “muito positiva”, face ao momento de incerteza, enquanto a entidade pode oferecer atenção, apoio e conforto na medida do possível a quem procurou apoio.
E acrescenta: “Agora, não menos diferente do período anterior, mantém-se a necessidade de isolamentos sociais, embora as pessoas estejam cansadas de uma rotina estressante, de perdas reais de pessoas próximas, ao mesmo tempo em que temos que trabalhar, aquecer vendas e recuperar a economia”.
Setembro Amarelo. De outra parte, Vânia Magalhães Moreno Terra lembra que, no mês de setembro, é comemorado o mês de prevenção ao suicídio, ou em outras palavras, “um convite à vida”, acentua: “É um estimulo da fala do que realmente causa dor, sofrimento, e o melhor ser ajudado por um profissional de psicologia que pode oferecer uma base, uma solidariedade para mais uma vez ajudar a aliviar tantos medos, tensões, tristezas, stress que ocasionam muitas vezes a depressão”, completa.