Por Lúcio Castellano

Levantamento da CDL Uberaba (Câmara dos Dirigentes Lojistas) pelos dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) trouxe a situação dos registros de janeiro de 2017, comparados com os do ano de 2016, na cidade. A avaliação geral foi positiva, considerando as vendas a crédito e o cancelamento de registros no SPC Uberaba, mantido em parceria pela CDL e a Aciu (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba).

“2016 foi um ano de muito susto. O empresariado acreditava num bom ano. Agora, em 2017, entramos com as rédeas mais ajustadas e custos operacionais corrigidos. Aí tivemos, para nossa surpresa, um janeiro quase 10% melhor do que foi igual período do ano passado, com base nas consultas ao SPC”, disse o presidente da CDL.

O novo ano, em que pese todas as dificuldades, de acordo com Fúlvio Ferreira, apresentou uma melhora significativa se comparado a janeiro-16. Também avaliou como positivo o resultado do volume de registros de novos inadimplentes. O uberabense está muito mais preocupado e envolvido com as suas finanças. Foram cerca de 25% na quantidade nas inclusões de novos devedores.

Conforme o dirigente lojista, ano passado, as vendas ficaram “pouco abaixo” do esperado, além de redução nos registros de devedores. “O consumidor de Uberaba está mais controlado, enquanto subiu a quantidade pessoas excluídas da lista de inadimplentes do SPC Uberaba, através da liquidação de contas vencidas. As lojas excluem os nomes do registro e esses clientes voltam a ser adimplentes, ficando à vontade para fazer novas compras no comércio varejista uberabense”, diz.

Os percentuais do relatório - Fúlvio manifestou a esperança de se obter um ano realmente novo, com outros propósitos e princípios. “Começar o ano com o nome liberado e organizando as próprias finanças para conseguir fazer compras conscientes e que não tragam arrependimento é uma ótima ideia. O endividamento acontece com muitos, o importante é não se acomodar e procurar sair dessa situação”, disse.  O volume de exclusões de nomes no SPC Uberaba, no primeiro mês do ano cresceu (+) 25,61%, diante janeiro do ano passado. Tal informação demonstra que cresceu a quantidade de uberabenses preocupados em colocar suas contas em dia. Houve aumento de (+) 9,13% nas consultas ao SPC, o que indica um ligeiro crescimento nas vendas a crédito, e queda de (-) 24,92% no número de registros de inadimplência.

Abrangência do SPC – O serviço integra o SPC Brasil, formado por uma base de dados relativos à pessoa física, que é operada pelos SPC’s de todo o Brasil, com a finalidade de congregar empresas e instituições que operem com vendas a crédito, prestação de serviços ou financiamentos, a fim de, através de informações comerciais, sigilosas e privativas entre si, facilitar e dar segurança maior às operações mercantis, de serviços e financeiras. Para atingir seus objetivos, o SPC centraliza em cadastro comum as informações fornecidas pelas empresas associadas/usuárias sobre seus clientes, e banco de dados formado por um arquivo de informações com abrangência nacional, visando o melhor atendimento aos seus associados.

FGTS – Fúlvio, de outra parte, comentou a decisão do governo federal de liberar Fundo de Garantia inativo. “Os recursos serão jogados no mercado. Temos certeza de que boa parte vai para pagamento de contas atrasadas nas lojas que têm crediário próprio, o que deverá abrir espaço para novas compras. As financeiras devem absorver outra parcela significativa do dinheiro liberado. Uberaba, com a sua característica de cidade pólo vai buscar atrair esse dinheiro também de pessoas das cidades da região. É hora, portanto, do comerciante ser ainda mais proativo com a divulgação na mídia em geral  de seus produtos e serviços, além de ser um momento oportuno para promoções”, completou.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.