Por Lúcio Castellano
MINAS GERAIS POR CRIS FONSECA
Sendo mineira não poderia deixar de retratar Minas Gerais; no lápis ou nos pincéis eu precisava falar de Minas. Por isso, a mostra “Minas Gerais por Cris Fonseca” está aberta, de segunda-feira a sábado, em horário comercial, na Galeria de Arte “Daniel Fabre”, da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), na rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica, fone 3319-4400.
“Nasci e cresci entre as montanhas, recordo na minha infância dos aromas e sabores do café de coador, e do pão de queijo feito no fogão a lenha, na cozinha mineira de minha mãe. Recordo as manhãs ensolaradas, dos pássaros nos ipês amarelos, do céu azul com as nuvens cujas formas davam liberdade a imaginação, assim como a visita do lobo-guará nas noites frias”, diz a artista.
Minas é lírica e mansa, onde se desperta com as badaladas dos sinos e com o som do trem nos trilhos. Aqui não há muitas ferrovias, mas o que mais tem em Minas Gerais é o “TREM”!.., presente no nosso dialeto.
Cristiana Fonseca é desenhista nas técnicas de desenho a lápis de grafite e aquarela, e nas técnicas de pinturas em óleo sobre tela. Reside na cidade de Uberaba/MG.
Já realizou diversas mostras entre elas: Exposição "Olhares" na casa do Artesão de Uberaba/MG (2007) e Biblioteca Municipal Uberaba/MG (2007); Exposição “índios da América” no SESC Uberaba (2013).
Exposição "Índios da América" no Museu de Arte de Londrina (2012); e Espaço Cultural Ceddo Londrina (2012).
Além das exposições a artista mineira também levou sua arte para o exterior em países como Espanha e Portugal, onde negociou trabalhos relacionados com a ilustração de textos (poesia; ''Em Silêncio'' - Rosemari Houenstein Ruch), e da capa do CD "Vozes".
Parte de seu trabalho pode ser visto no site: www,cristianafonseca,blogspot,com