Para aqueles que buscam fortalecer sua marca e alavancar as vendas online, é bem importante estar presente em diferentes canais. Atualmente, é fácil criar uma loja virtual para expor seus produtos. O início de uma loja virtual é quase tão difícil quanto o início de uma loja física. É preciso atrair clientes, fazer com que entrem na loja, gostem do produto oferecido e acima de tudo, sintam segurança em adquirir o que é colocado à venda. Contudo, é preciso levar em consideração que o consumidor online é muito mais exigente e está sempre na defensiva quando se trata de marcas novas na web.
Atenta à demanda do mercado, a CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas) realizou, esta semana, o curso “Venda mais ampliando sua loja para a Internet”, ministrado pelo instrutor José Adolfo Júnior. A programação teve conteúdo programático que focou desde a divulgação de produtos nas principais plataformas gratuitas da Internet, passando pela criação de perfis, postagem de produtos, formas de pagamentos e envio de produtos, até a apresentação de cases de sucesso.
“Mostramos as melhores formas de trabalhar com as ferramentas disponíveis para alcançar vendas concretizadas e não apenas em termos de divulgação, além de conseguir mercado fora da cidade”, expôs José Adolfo. Recomendou que a Internet seja conhecida e utilizada em sua totalidade, com destaque, ainda, para o conhecimento de cada item disponibilizado no sistema. “É importante ter tempo para cadastrar e organizar o estoque, acompanhar o nível de comercialização e, em especial, enviar de forma rápida o produto solicitado, bem como receber e conferir o pagamento pela venda efetuada”, diz.
Os alunos criaram marcas para produtos fictícios e tiveram a oportunidade de trilhar todos os caminhos e colocaram vitrines também por eles criadas, dentro de shoppings virtuais, e simularam vendas. “Vale a pena investir”, diz José Adolffo, para quem há muito espaço para crescer o mercado virtual, ao destacar a existência de muitas marcas e produtos bons em Uberaba que, ainda, são desconhecidos em nível nacional.
O presidente da CDL Uberaba, Fulvio Ferreira, ressaltou como “extremamente positivo” oferecer um curso nesse nível. E sinalizou: “Muitos lojistas ficam reclamando que a Internet está atrapalhando ‘o meu negócio’ e que o cliente está pesquisando ‘no meu negócio’. Se por um lado a Internet é uma ameaça, de outro, pode se tornar uma aliada”.
Em seguida, ele observou que o lojista competente para ter uma loja física, também pode ter uma loja na Internet. O curso foi justamente, segundo ele, ao encontro dessa realidade. “Oferecer soluções e ferramentas para que o lojista coloque sua empresa na Internet. Se não para vender, pelo menos para divulgar”, completou Fulvio Ferreira, para quem, as mídias tradicionais são extremamente importantes para o lojista estar em todo lugar: Internet, rádio, televisão, jornal etc... “para manter o cliente atual e de olho em novos clientes”.