Por Lúcio Castellano
O objetivo do Curso Rotinas Trabalhistas com as novas alterações da Reforma Trabalhista é apresentar de forma prática e objetiva as alterações ocorridas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) em virtude da Lei 13.467/2017 e quais são os impactos nas relações de trabalho e a atualização da área de Recursos Humanos em especial o Departamento Pessoal, bem como os aspectos práticos das novas regras trabalhistas na vida dos empregados e das empresas.
Aprovada em julho, a RT passou a vigorar no último dia 11. Por isso, a parceria da CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), Senac e Sindicomércio Uberaba para atualizar os profissionais interessados. São 50 participantes. A carga horária total é de nove horas. A qualificação é ministrada pelo instrutor Fábio Marquez, enquanto as atividades são realizadas na sede da CDL, na Rua Luiz Soares, 520, Vila Olímpica.
A abertura foi na noite de terça-feira e as explanações prosseguem nestas quarta e quinta-feira, sempre no horário das 19h às 22h, Fábio Marquez é formado em Administração de Empresas, pós-graduando em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. É contabilista e diretor do Sindicato dos Contabilistas de Uberaba e consultor da Sala do Empreendedor de Uberaba.
Durante a programação, as pessoas que participam do treinamento recebem orientações sobre diversos assuntos, tais como, divisão das férias, almoço de 30 minutos, banco de horas, participação sindical, fim da homologação da rescisão contratual.
Um dos objetivos da reforma é acabar com a burocracia e a insegurança jurídica. E embora tenham entrado em vigor, as mudanças ainda geram dúvidas entre os gestores, profissionais de recursos humanos, departamento de pessoal, e, é claro, trabalhadores que querem entender como ficam seus direitos e deveres. A reforma altera mais de 100 artigos da CLT. Todos os profissionais participantes do curso têm se mostrado bem ansiosos porque vai mudar a rotina de trabalho deles, e muita coisa que está na cultura da empresa também mudará. Inicialmente poderá haver algum impacto, e, para evitar que isso ocorra, todos devem ter entendimento sobre as mudanças e maturidade nas negociações.