Com o objetivo de trazer soluções para os diversos comportamentos que afastam o cliente da empresa, e conseqüentemente sabotam vendas, tais como comunicação, negociação, apresentação do produto, foco no cliente e gestão de conflitos, interagindo com os participantes e expandindo os resultados alcançados, a coaching e gestora de Recursos Humanos e empresária da área de turismo Cláudia Farias ministra até esta sexta-feira, na CDL Uberaba (Câmara de Dirigentes Lojistas), o curso “Não sabote suas vendas”, reunindo 40 participantes, entre associados e não associados à entidade.
Aberto na noite desta terça-feira (22), o curso é voltado para quem vende, está na gestão ou administra uma empresa, porque serve para todas as áreas. Trata da própria pessoa que está envolvida com a comercialização e como ela se vê no processo comercial. “Você não pode vender para o outro se você não está bem consigo mesmo”, diz.
A programação foca o aspecto psicológico do vendedor, destacando-se a psicologia de vendas no sentido de ele estar bem para vender o produto. Nesse contexto, tem que passar essa credibilidade e, ao mesmo tempo, ter a tranqüilidade de acreditar no produto, de passar confiança para o cliente e de resgatar esse relacionamento para que ele seja duradouro.
O curso fala de psicologia, do momento de venda. “A sabotagem vem do período da Revolução Francesa quando os camaradas lá nas fábricas colocavam os seus tamancos e quebravam com a produção. A gente faz isso todos os dias, quando não enxerga que está fazendo um atendimento errado para o cliente e quando, ainda, você não está entregando o produto que ele (consumidor) quer. Não atende a necessidade e não encanta o cliente. Não é só fazer a primeira venda, e tchau. Precisa manter esse cliente”, expôs Cláudia Farias.
É comum ouvir muitas queixas no mercado da questão de atendimento de que ninguém dá bola quando o cliente entra na loja. Então, essa é das maiores sabotagens. O curso aborda várias outras que, às vezes, o próprio empresário não vê ou o próprio cliente não reclama. “Mas, ele (consumidor), no dia seguinte, está no concorrente. A concorrência é importante e não pode ser menosprezada e é preciso ficar atento a ela”, diz.
Nos quatro dias de curso, Cláudia Farias faz uma ampla abordagem de todo contexto de venda. Quanto às expectativas e pessimismo para o final do ano, melhor período de vendas para o varejo, a instrutora foi enfática: “Se a gente não fizer um movimento de mudança, a crise vai continuar. Quem vai mudar a crise? Somos nós! Pelo momento político e financeiro as perspectivas podem não ser boas, mas o empreendedor e sua equipe podem mudar isso”.
Ao participar da abertura do curso, o presidente da CDL Uberaba, Miguel Faria, reconheceu que o tema em questão é muito importante para todos os entes inseridos na área comercial e prestação de serviços, pois detalha procedimentos que visam solucionar os diversos comportamentos que afastam o cliente da empresa. “Destaco a sala lotada de participantes do curso, por pessoas que buscam conhecimento e algo mais para o seu negócio”, disse.
E, na próxima semana, em continuidade à programação de cursos e palestras para o mês de setembro, em parceria com a Unimed Uberaba, serão ministradas quatro palestras gratuitas. “Nesse momento de turbulência da economia nós temos que, além de cuidar do conhecimento e do nosso corpo, precisamos estar bem”, observa o dirigente lojista.
No dia 29, terça-feira, a partir das 19h30, no auditório da CDL, na Rua Luiz Soares, 520 – Vila Olímpica, o tema será “Saúde do coração em tempos de crise”, pela enfermeira Carla Cristina de Sordi. Em seguida, a psicóloga Daniele Max Lima Carvalho vai abordar “Saúde emocional e qualidade de vida”. E, no dia 30, quarta-feira, no mesmo horário e local, as palestras “Alimentação para uma boa qualidade de vida” e “Prevenção de doenças osteomusculares relacionadas ao estresse”, respectivamente, pela nutricionista Danyela Gerolin C. Bernardi e pela fisioterapeuta Alinne Cristina Almeida de Carvalho.
Inscrições podem ser feitas pelo www.cdluberaba.com.br/cursos2015 e informações complementares pelos fones 3319-4403 e 3319-4409.