Deputado Estadual Antônio Lerin participou, na quinta-feira (25/4), na Cidade Administrativa (BH), da cerimônia de assinatura dos termos de cooperação técnica para implantação do projeto de videomonitoramento – Olho Vivo, e para implementação de programas e ações de prevenção à criminalidade e a violência em municípios mineiros. Uberaba será uma das cidades contempladas com o "Olho Vivo". "Nossa comunidade, assim como as demais cidades que receberão o projeto, anseia pela instalação das câmeras o mais rápido possível e eu tenho sido enfático dentro do governo no sentido de garantir a agilidade do processo, que passou por alguns entraves mas agora segue firme para implantação", destaca Lerin.
A expansão das ações foi concretizada pelo governador Antonio Anastasia, que assinou protocolos de intenção com prefeitos dos municípios beneficiados para garantir o sistema de videomonitoramento e, também, o termo de cooperação técnica e operacional para implantação dos centros de prevenção.
Com investimentos de R$ 31 milhões, 18 municípios receberão 504 novas câmeras do Olho Vivo já no segundo semestre deste ano. Dos municípios contemplados, 16 receberão os equipamentos pela primeira vez, e dois terão o número de câmeras ampliadas. Em Minas, estão instaladas 391 câmeras do Olho Vivo, que já garantiram a redução de 30% a 40% da redução dos índices de criminalidade nas áreas onde estão presentes. Até o final deste ano, outras centenas de câmeras serão instaladas em mais locais da capital mineira, o que totalizam os R$ 50 milhões a serem investidos este ano.
Deputado Antônio Lerin ressalta a importância do videomonitoramento no combate a criminalidade: “O programa de vigilância eletrônica é um avanço na luta contra a violência urbana. Com a implementação destas câmeras, a policia militar otimiza seu trabalho, podendo deslocar policiais para outras áreas, reduzindo, por exemplo, o índice de homicídios", finaliza.
Fonte: Jornalista Renata Thomazini – Assessoria Deputado Antônio Lerin